Cirurgia de Vesícula

Cirurgia de Vesícula

A localização da Vesícula Biliar no Corpo Humano.

Há um tempo atrás, a Cirurgia de Vesícula era feita de maneira mais complexa e dolorosa. Hoje ela é possível ser feita com cirurgias mais simples, chamada Colecistectomia Videolaparoscópica, ou Cirurgia a Laser, em algumas situações.

A Vesícula Biliar

É um órgão de pequeno porte, que varia de 7 a 10 cm, onde armazena a bile ou o suco biliar, produzida pelo fígado. Durantes as refeições, ela se contrai e libera a bile, que elimina a gordura, passando por canais como o intestino, que auxiliam na digestão dos alimentos.

Doenças

A vesícula pode adquirir dois tipos de doenças:

  • Colelitíase: É forma por cristais e sais. Sua coloração é escura, algumas esverdeadas, e amarelas, como a icterícia e pode causar a pancreatite. Normalmente começa com sintomas como, dores laterais, semelhante à cólicas, vômito e enjoos.
  • Colecistite: Causada por uma inflamação, pelo grande excesso de gordura consumida, se não cuidada o mais rápido possível, pode causar problemas maiores e graves, ou então a morte do indivíduo. Tem como sintomas febre, anorexia, dores, vômitos e enjoos.

Cirurgia

Para examinar, primeiramente, é feita ultrassonografia. Em algumas situações, é necessário a detecção de outras imagens, feitas por Colangiografia Endoscópica Retrógrada ou Ressonância Magnética. A cirurgia é feita com anestesia geral e vídeo, que ajuda na análise local. Com o tempo, a doença aumenta por questão da bile, e em nenhuma situação tem a desaparecer. A Colelitíase é apenas tratada com a remoção da vesícula. Dependendo do caso, a cirurgia leva em torno de um dia apenas.

[Vídeo] A Cirurgia na Vesícula