Atualizado em: 22 junho 2011

Cirurgia para Redução de Estomago

Saiba tudo sobre a cirurgia de redução de estomago. Para quem é indicada e qual o objetivo dessa cirurgia. Muito importante para cuidar da saúde e viver melhor.

A famosa briga com o espelho e com a aparência afeta todos de alguma maneira. Alguns não estão contentes com alguma parte do seu corpo e a maioria não está contente com o seu peso. Muitas pessoas perdem o controle com relação a alimentação e aos hábitos e acabam engordando de uma forma muito rápida, tramando uma eterna briga com a balança. Alguns perdem completamente o controle e acabam se transformando em obesos mórbidos, correndo um sério risco de morte. Para isso, existem algumas maneiras de resolver grande parte desse problema, saiba quais.

publicidade:

Peso ideal

De acordo com a estatística, pelo menos quatro entre dez brasileiros estão acima do seu peso ideal. A obesidade na América Latina é extremamente grande e afeta cerca de 70 milhões de pessoas só no Brasil. Devido a esse grande número de afetados, a obesidade se tornou um problema de saúde pública. Além dos obesos, existem as pessoas com sobrepeso que não conseguem perder peso através de métodos convencionais como dietas e exercícios e resolvem então engordar mais para se enquadrar no grau de pessoas que necessitam de uma cirurgia bariátrica.

Para muitos, emagrecer é uma questão de vaidade, mas pra outros é questão de boa saúde e melhor qualidade de vida. Muitas pessoas são extremamente afetadas pela obesidade tanto na vida pessoal quanto na profissional e acabam partindo para a realização da cirurgia bariátrica.

Cirurgia Bariátrica

Também conhecida como cirurgia de redução de estomago, a cirurgia bariátrica faz parte do tratamento da obesidade e tem como objetivo reduzir o volume do estomago, fazendo assim com que a ingestão alimentar também diminua e consequentemente a sensação de fome, fazendo com que o indivíduo emagreça e tenha uma melhora significativa da sua qualidade de vida. A cirurgia pode ser realizada de dois modos:

  • Banda Gástrica: quando reduz o tamanho do estomago através da colocação de um dispositivo de silicone.
  • Bypass Gástrico: quando a diminuição do estomago ocorre através de um desvio criado para o intestino.

É importante ressaltar que a cirurgia bariátrica só é indicada para quem for obeso e isso afetar sua saúde. Para quem está um pouco acima do peso, não tente aumentar mais seu peso para poder realizar a cirurgia bariátrica, afinal, ela também oferece seus riscos. Opte por maneiras mais saudáveis como dietas, exercícios físicos e medicamentos específicos que fazem você comer coisas mais saudáveis como frutas e ter toda uma reeducação alimentar. Consulte sua nutricionista e saiba melhor como proceder.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook