Atualizado em: 31 agosto 2011


Cirurgia de Adenoide

Tudo que você precisa saber sobre cirurgia de Adenoide, mais conhecida como "carne esponjosa". Problema que afeta milhares de crianças e preocupa cada vez a todos. Saiba como é a cirurgia e saiba algumas clínicas especializadas em SP e no RJ que fazem.
Existem diversas enfermidades que afetam as crianças. Dentre as mais conhecidas existem o sarampo, a catapora, a rubéola, a caxumba, entre outros. Também existem algumas que podem surgir de acordo com a evolução de algumas partes anatômicas, é o caso da adenoide, a famosa “carne esponjosa”. Saiba mais sobre esse problema que afeta milhares de pessoas, não só crianças e como fazer para tirá-la.

O que é a Adenoide?

A adenoide é também conhecida popularmente coo “carne esponjosa” e está localizada atrás do nariz, mais especificamente na rinofaringe. A adenoide surge por construção do tecido de defesa chamado de tecido linfoide. Ela está presente em todas as pessoas desde o momento do nascimento e na primeira fase da vida, costuma se desenvolver muito para depois regredir e sumir completamente por volta dos 12 anos de idade.

No entanto, em algumas crianças a adenoide prevalece e vai aumentando excessivamente de volume, isso acaba acarretando na obstrução de boa parte da narina, impedindo assim a passagem do ar. Essa obstrução faz com que a criança comece a respirar pela boca, um dos sinais mais clássicos do aumento excessivo da adenoide.

Além de impedir a passagem do ar, a adenoide também pode causar um transtorno entre a comunicação entre o ouvido e a faringe, comunicação essa que é natural no ser humano. Qualquer transtorno ocasionado, acaba fazendo com que o portador de adenoide tenha repetidamente dores de ouvido, causadas por inflamações. Além desses problemas, a adenoide também poderá trazer problemas maiores como a interrupção de ar durante o sono, a famosa apnéia, além de causar roncos e tornar a criança mais irritada e sonolenta durante o dia, devido a noite mal dormida.

Cirurgia

Para que haja cirurgia é preciso ter indicação para que ela seja realizada. Em casos de adenoide, se ela for o principal fator de obstrução do nariz, causando a respiração pela boca, a sua remoção através de cirurgia deverá ser indicada. Não há contraindicações para a cirurgia de adenoide, somente com relação a infecções e a anestesia. Para que não ocorra nenhum problema durante a cirurgia, inúmeros exames pré-operatórios são realizados.

Para que a cirurgia aconteça, o paciente deverá estar em jejum de 8 horas e não deve utilizar nenhum medicamento um período antes da cirurgia, pois pode interferir no processo de coagulação. A cirurgia é realizada através da curetagem, ou seja, a introdução de um instrumento pela boca chegando até a nasofaringe. O médico cirurgião então, com instrumento adequado vai fragmentando o tecido e vai aspirando-os para evitar que esses pedaços sejam aspirados pelo pulmão. Dura em média de 20 a 30 minutos e não há grandes riscos durante a cirurgia, somente o de sangramento excessivo, que sempre é muito bem controlado através de gazes.

Onde Fazer

São Paulo

Clínica Julio Gil

Rua Afonso Brás, 864, Cj.32

São Paulo/SP

Telefone: 11 3044-2087

www.clinicajuliogil.com.br

 

Dr.Lourenco Cirurgia Plástica

Endereço: RUA DNA. ADMA JAFET, 74 – Conj 105 – CEP 01308-050 – Bela Vista

Tel: 11 3255-2466 ou 11 3467-4810

dr.lourenco@hotmail.com

 

Rio de Janeiro

Clinica Sant’Anna

Rua Soares Cabral , 38

Laranjeiras – Rio de Janeiro

 

Hospital Geral do Ingá

Rua Presidente Pedreira, 26

Ingá – Niterói – Rio de Janeiro

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook