Atualizado em: 5 abril 2013

Como fazer cirurgia Bariátrica no SUS

Veja como fazer uma cirurgia bariátrica, que pode ser em pessoas com até 16 anos, passando por um analise pelo Sistema Unico de Saúde (SUS). Conheça os critérios!
Você Sabia?
A Cirurgia Bariátrica é realizada pelo SUS desde o ano de 2005.
Cirurgia no SUS 01

A Cirurgia Bariátrica no SUS tem um critério e muitas pessoas em fila de espera para a realização. (Reprodução)

Depois que alguns remédios contra a obesidade foram proibidos no Brasil por terem efeitos colaterais graves e perigosos, a cirurgia bariátrica se tornou a única solução para um grande grupo de paciente que lutam contra a obesidade.

Os novos critérios do Ministério da Saúde fazem com que três tipos de cirurgia bariátrica sejam pagas pelo SUS, cobrindo a maioria dos pacientes que precisam dessa cirurgia.

publicidade:

Os preços que essas três cirurgias saem vão de três mil e setecentos reais a quatro mil e oitocentos e seis reais, um custo muito alto e inacessível para grande parte da população brasileira. No ano de 2012, o Ministério da Saúde aumentou o número de pessoas que podem fazer cirurgia bariátrica pelo SUS ao reduzir a idade mínima para ser elegível à cirurgia. A idade mínima foi reduzida de dezoito anos para dezesseis anos.

Mesmo com todas essas facilidades, você precisa passar pelos critérios do SUS e por alguma burocracia necessária.

Critérios

Os critérios que lhe dão direito a fazer a cirurgia bariátrica pelo SUS são: IMC, ou índice de massa corporal maior que 40kg/m², o que indica obesidade mórbida; IMC entre 35 kg/m² e 40kg/m² acompanhado de diabetes, hipertensão, hérnia de disco, apneia do sono e outras doenças que são agravadas pelas obesidade

Para fazer a cirurgia bariátrica pelo SUS você tem que entrar na fila de espera do SUS que, infelizmente, é bem longa. Para entrar nessa fila, você deve ir a um hospital cadastrado no SUS com seu documento de identidade. Lá, testes serão feitos para atestar se você entra nos critérios, caso o resultado seja positivo, o hospital lhe guiará em todos os dados que irão necessitar para lhe colocar na fila de espera e o passo a passo para conseguir o direito à cirurgia.

Estimativas dizem que uma pessoa pode esperar até dez anos para uma cirurgia no SUS, porém, por pressão de ONGs contra o mal da obesidade e da população, o Ministério da Saúde vem tentando aumentar o número de cirurgias por ano para que a fila ande bem mais rápido. Confira a lista dos hospitais credenciados ao SUS no site da Secretaria de Atenção à Saúde no endereço.

Lista de Hospitais

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook