Cirrose

No mundo existem doenças associadas a diversos aspectos. Algumas  são congênitas, ou seja, que nascemos com ela, sendo passada através da família e outras são adquiridas, seja através do contato com a bactéria ou com o vírus da doença ou através de hábitos diários irregulares, como vícios e má alimentação. Dentre todos os vícios existentes, o alcoolismo é um dos maiores causadores de doenças hepáticas do mundo. São doenças que são adquiridas devido ao grande consumo a longo de prazo de bebidas alcoolicas. Muitos não possuem o conhecimento sobre o mal que o alto consumo de alcool causa na nossa vida e acabam descobrindo somente quando o mal já está alojado. Uma das maiores doenças causadas pelo alcool e responsável por diversas mortes no país é a Cirrose, assim como a Esteatose hepática e outras doenças mais comuns.

O que é a Cirrose?

A Cirrose é uma doença crônica e difusa causada pelo alto consumo de alcool e de outros hábitos. A cirrose é responsável por alterar as funções do fígado e das células pertencentes a ele. É uma doença que afeta diretamente o fígado, causando outras alterações em outros órgãos a longo prazo.

Causas da Cirrose

Como citado anteriormente, a maior causa para que se desenvolver a cirrose hepática é através do alto consumo de alcool durante grande tempo. Embora essa seja a principal causa, existem outros fatores que podem levar a doença, como:

  • Doenças genéticas
  • Hepatite A e B
  • Hepatite autoimun

Sintomas da Cirrose

A cirrose é uma doença que inicialmente não causa sintomas, o que pode dificultar o seu diagnóstico e pode levar a um diagnóstico tardio com um tratamento mais complicado por se encontrar em um estágio mais avançado. Dentre os diversos sintomas que a doença pode apresentar no indivíduo, as mais comuns são:

  • Perda da libido
  • Aumento das mamas nos homens
  • Fraqueza
  • Edema (inchaço) em membros inferiores
  • Varizes

Tratamento e Prevenção da Cirrose

Para que haja um tratamento eficaz da doença é necessário trata-la logo ao início. Para isso, é necessário que seja feito um diagnóstico precoce para que se possa dar início ao tratamento o quanto antes, levando em conta que a realização de exames periódicos é extremamente importante para manter o corpo saudável e com uma boa qualidade de vida.

O tratamento da cirrose é basicamente medicamentoso, visando destruir o agente infeccioso causador da doença de base que posteriormente levou a cirrose. O tratamento visa controlar os sintomas que a doença causa, visto que a cirrose quando se encontra em um grau avançado é irreversível.