Atualizado em: 23 julho 2012

Chocolate Melhora o Humor: Conheça Mitos e Verdades

Chocolate é quase um "pecado" para quem está de regime. Ele é saboroso e dá uma sensação incrível de bem estar. Isso por que ele traz alguns componentes responsáveis por acalmar o cérebro, atingindo o hormônio chamado Serotonina.
Você Sabia?
O chocolate no Antigo Egito era usado como bebida. Nelas, era colocado pimenta. O chocolate não era acessível aos povos; somente o rei podia tomá-lo. Épocas depois, o chocolate foi trazido à sociedade pelos espanhóis,
Chocolate Melhora o Humor

Uma boa notícia para quem é chocólatra: O chocolate estimula o cérebro trazendo o bom humor.

O chocolate é visto como aquele “vilão” que traz acne e o aumento do metabolismo, além aumentar o nível de açúcar no sangue.

Mas para quem tem mais costume de estar sempre estressado no dia-a-dia, o chocolate traz também como benefícios a energia vinda do próprio açúcar, que dá aquela sensação de felicidade.

publicidade:

Os Benefícios do Cacau

O cacau é uma verdadeira ração humana. Quem diria que em uma fruta tão simples e comum teria tantos benefícios poucos conhecidos. O cacau estimula o hormônio da Serotonina. Esse hormônio normalmente é encontrado em alimentos como presunto, queijo, leite, peru, nozes e frutas como ameixa, banana e abacax. Sem esse detalhe, o organismo da pessoa fica para baixo.

A pessoa pode começar a ter problemas com o emocional, trazendo crises de choro, falta de energia, frustrações… Ou seja, os verdadeiros sinais de uma depressão. Mas não é apenas esse benefício. O cacau também é fonte de potássio, fósforo, ferro, cálcio, sódio, vitamina C e E.

O Chocolate

Obviamente que, a fruta do cacau é muito menos calórica que o chocolate industrializado. Em sua composição, vários são os componentes que formam o doce. Por conta disso, o açúcar é elevado, trazendo aqueles “probleminhas” que pensamos antes de ingeri-lo: Acne e gordura.

Claro que, dependendo do organismo da pessoa, alguns não causam tanto esse efeito. Agora, o lado bom do chocolate: Ele estimula sim o bom humor. Isso porque ele contém teobromina e tiramina. Esses conteúdos com a ajuda do açúcar, auxilia nos neurônios, que deixam o cérebro mais concentrado, traz mais energia e força de vontade e no estresse.

Mitos e Verdades do Chocolate

  • Chocolate traz acne?- Na realidade, não há estudos que comprove que o chocolate traz esse mal. Mas alguns dermatologistas afirmam que o seu consumo excessivo pode provocar acne. Isso tudo depende do organismo da pessoa. Não são todas que estão propensas a ter grandes problemas com a acne.
  • Chocolate vicia?- Não. O chocolate em si não vicia. Isso por que a diferença entre o cacau e o chocolate são componentes. Apenas um componente é um estimulador muito forte para o vício: a cafeína. Composta do café e presente em refrigerantes, ela dá mesma sensação do açúcar, que é a energia.
  • Chocolate faz bem na TPM?- Como dito antes, o chocolate produz um componente chamado feniletilamina. Esse componente ativa a serotonina, dando aquela sensação de prazer e tranquilidade. Embora há estudos que, nessa fase, a mulher deve trocar o chocolate por um copo de leite quente ou chá, já que essa sensação é passageira.
  • Chocolate amargo ou ao leite?- O chocolate amargo contém muito mais benefícios que o chocolate ao leite, como o ferro, magnésio, vitamina B1 e B3. Além disso, o açúcar contido nele é menor.

Vídeos

Os Benefícios do Chocolate

O Chocolate Amargo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook