Atualizado em: 18 junho 2013

Causas de Linfonodos: Como são formados

As infecções, inflamações, alguns medicamentos e o câncer podem causar o inchaço dos Linfonodos, também conhecida como íngua.
Você Sabia?
Que o Linfonodos são formados basicamente por macrófagos, por células dendríticas, sendo que a principal causa de aumento de linfonodos é a infecciosa.
ingua

Os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos

Os Linfonodos também chamados de Gânglios Linfáticos são órgãos que estão localizados em diversas partes da rede linfática e que atuam na defesa do organismo, produzindo os anticorpos.

A linfa circula pelo corpo fazendo um percurso que a leva até o coração, mas quando a linfa trás consigo vírus, bactérias  e fungos que estão atacando o organismo, os linfonodos agem na sua função de filtro, fazendo a defesa do organismo e com isso eles incham formando as ínguas.

publicidade:

Causas

As principais causas do inchaço dos linfonodos são as infecções, inflamações, medicações ou câncer.

Entre as doenças que causam o inchaço dos Linfonodos, as famosas ínguas, estão a Mononucleose, HIV, Toxoplasmose, Tuberculose, entre outras.

Já os medicamentos que podem causar o inchaço dos Linfonodos estão o Alopurinol, Atenolol, Fenitoína, Pirimetamina, Quinidina, sulfonamidas, entre outros.

Quanto ao câncer, os linfomas e outros cânceres podem provocar as ínguas, que o paciente notará que não desaparecem com o passar das semanas.

Sendo que o Linfonodo é considerado inchado quando tem mais de 1 cm de diâmetro, podendo apresentar dor local, ou não, calor e vermelhidão local, além de ser móvel ou imóvel.

As ínguas costumam se formar no pescoço, nas virilhas, axilas, entre outros locais.

Para diferenciar se o inchaço do Linfonodo é benigno ou maligno, no caso de câncer, devemos procurar um médico, que fará exames que vão acusar o causador da íngua.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook