Atualizado em: 16 setembro 2013

Causas Comuns das Verrugas: HPV causa Verruga?

Caso a verruga sangre ou esteja sempre dolorida, é sinal de que ela poderá se tornar um câncer, geralmente um câncer de pele.
Você Sabia?
Que as verrugas genitais são lesões semelhantes a couve-flor que aparecem nas áreas genital e anal do corpo.
Verrugas vulgares

A verruga comum de pele é um doença benigna

As verrugas são tumores benignos da pele causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Sendo que o HPV  ativa o crescimento anormal das células da epiderme, que ficam sob a superfície da pele, formando as verrugas. Mas o aspecto, tamanho e forma das verrugas estão diretamente ligados a um ou vários dos diferentes sorotipos de HPV responsáveis pela infecção.

Contágio

publicidade:

O contágio da doença acontece por contato direto com pessoas ou objetos infectados, por autoinoculação através de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus, nas relações sexuais sem preservativo e por através do contato mãe/bebe no momento do parto.

Sendo que as pessoas com baixa imunidade são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas causadas pelo HPV.

Tipos de Verrugas:

1)  Verrugas vulgares: que é o tipo mais comum, apresentam-se como lesões arredondadas ou irregulares, endurecidas e ásperas apresentando alguma semelhança com o aspecto de uma couve-flor. Logo que surgem são claras, esbranquiçadas, com pontos escuros, mas podem mudar de cor com o passar do tempo. Este tipo de verruga aparece geralmente nas áreas de maior atrito, como mãos, dedos, cotovelos, joelhos e ao redor das unhas (verrugas periungueais), sozinhas ou em placas.  As verrugas vulgares podem ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum na infância e na adolescência.

2)  Verrugas planas: apresentam-se como uma confluência de múltiplas pequenas pápulas amareladas ou acastanhadas, de no máximo 5mm, pouco proeminentes e mais macias do que as verrugas vulgares. Costumam aparecer no rosto.

3)  Verrugas plantares: verrugas dolorosas que aparecem na planta dos pés e, que costumam ser confundidas com calos. Apresentam uma área central irregular, circundada por uma camada endurecida da epiderme. O peso que o corpo exerce sobre elas faz com que cresçam para dentro da sola do pé, o que causa dor quando a pessoa anda. Ainda há os pequenos pontos escuros no centro das verrugas plantares, de onde  surgiu nome popular de “olho de peixe”.

4)  Verrugas filiformes: são verrugas finas e alongadas que saem para fora da epiderme da face, pescoço, pálpebras e lábios, principalmente nas pessoas mais velhas.

5)  Verrugas ano genitais ou condilomas acuminados:  verrugas que podem originar tumores malignos, como o câncer de colo de útero e de pênis. Essas verrugas são lesões que  se formam nas mucosas das regiões genital, perianal, oral e na uretra. São lesões macias, rosadas e com a aparência de uma couve-flor. Esse tipo de verrugas podem unir-se, formando placas e ocupando áreas extensas, que chegam a obstruir a vulva e o ânus e o quadro recebe a denominação de condiloma acuminado gigante de Buschke e Lowoenstein.

Sintomas

As verrugas costumam ser assintomáticas, com exceção das verrugas plantares, que doem quando a pessoa caminha  e às anogenitais, que podem coçar um pouco.

Transmissão:

A transmissão dos vários sorotipos de HPV, que causam as verrugas anogenitais ocorre por contato sexual, então o uso de preservativos é essencial para evitar o contágio. Também a mãe pode transmitir a doença para o filho na hora do parto, então a cesariana é necessária para evitar o contágio do bebe.

E como o vírus que causa as verrugas é transmitido por autoinoculação, é importante não coçar, nem machucar as verrugas, para que o vírus não penetre nas escoriações da pele.

Tratamento:

Geralmente as verrugas comuns desaparecem sozinhas, depois de algum tempo. Já os outros tipos de verrugas precisam do uso local de medicamentos que façam a cauterização química, ou de remoção cirúrgica através da eletrocauterização, crioterapia ( com nitrogênio líquido), laser ou cirurgia de remoção nos casos de câncer.

Vídeo sobre Verrugas

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook