Atualizado em: 5 agosto 2011

Catarata - Sintomas e Tratamentos

Um problema mais comum do que imaginamos, a catarata. Com diversas causas, a catarata é um dos problemas mais comuns que afeta nossa visão. Entenda mais sobre ela.

Nossos olhos são órgãos extremamente úteis, pois no permite enxergar tudo que há a nossa volta. Os olhos acabam sofrendo diversas intervenções e acabam adquirindo algumas alterações, como a miopia, astigmatismo, glaucoma, entre outras alterações oculares. Com a chegada da idade e devido a outros fatores, um dos problemas muito comum nos olhos é a catarata. Muita gente ainda não sabe o porque que a catarata é causada e nem quais são os sinais. Saiba tudo sobre aqui.

O que é?

A catarata se trata de uma lesão no olho que é caracterizada pela opacidade do cristalino, que é uma lente que está localizada atrás da íris, que permite que os raios de luz o atravessem e cheguem até a retina para que então seja formada a imagem. Uma vez que um indivíduo tem a catarata, indica que há lesão do cristalino, comprometendo então sua visão e não permitindo que as imagens sejam formadas com nitidez.

publicidade:

Sintomas

Como o cristalino permite a passagem da luz para chegar na retina e formar a imagem, quem sofre de catarata não consegue enxergar as imagens com nitidez. Os principais sintomas é começar a enxergar como se estivesse com a vista embaçada ou manchada, como se a lente do óculos estivesse suja, com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução progressiva da catarata, o indivíduo acaba enxergando somente vultos.

Causas

Muitos desconhecem as causas da catarata. Alguns estudos mostram que a catarata pode ser algo congênito, o que é muito raro, pois na maioria das vezes a causa é adquirida. Uma das principais causas é o envelhecimento, normalmente em pessoas acima dos 50 anos, mas existem casos de crianças que já nasceram com a catarata. Isso ocorre em casos que as mães tiveram alguma doença na gravidez como rubéola ou toxoplasmose.

Outra causa extremamente comum da catarata é a diabetes. Muitos portadores da diabetes possuem catarata quando a diabetes já se encontra em um estágio avançado. Pessoas que fazem o uso sistemático e que usam colírios sem indicação médica também estão propensos à doença.

Tratamento

O único tratamento para catarata é o cirúrgico, que visa substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook