Atualizado em: 21 setembro 2010

Catapora – Sintomas e Tratamento

A Catapora é uma doença altamente contagiosa pelo vírus varicela zoster.

É considerada uma doença infantil, mas os adultos que nunca tiveram a doença e muito menos foram vacinados não estão livres de pegá-la.

Uma vantagem é que só pegamos Catapora somente uma vez na vida!

A catapora é transmitida pela respiração, em um ambiente contaminado por gotículas eliminadas pela tosse, espirros de uma pessoa infectada ou em contato com feridas abertas.

Por isso as pessoas mais velhas dizem que é na secagem das feridas que ela é transmitida.

As manchas vermelhas na pele são os primeiros sinais de catapora.

Geralmente, as manchas aparecem primeiramente na cabeça, face e nas costas, no entanto também podem aparecer em qualquer parte do corpo.

Podem ocorrer, em algumas crianças, pequenas lesões na boca, nas pálpebras e em volta da virilha.

O período de contágio ocorre desde o momento em que as manchas dão lugar às bolhas, que se rompem quando coçadas, formando crostas.

Sintomas da Catapora

Os primeiros sintomas são febre entre 37,5° e 39,5°, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, cansaço. De 24 a 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido que posteriormente formarão crostas, e que provocarão muita coceira.

Contágio

A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas.

O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.

Tratamento

O tratamento visa basicamente a aliviar os sintomas.

Como outras doenças transmitidas por vírus, não há muito que fazer. O importante é evitar a contaminação das lesões por bactérias o que complica o quadro.

Não coçar as feridas evita a infecção e as cicatrizes.

Adultos ou pessoas debilitadas que se contaminem com o vírus da catapora requerem cuidados especiais.

Vacinação contra Catapora

É recomendada para crianças a partir de um ano, a adolescentes e adultos com baixa imunidade ou que passarão por tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Recomendações Importantes

  • Vacine seu filho contra a catapora no primeiro ano de vida. Embora geralmente seja uma doença benigna, provoca sintomas desagradáveis
  • Procure evitar contato direto com pessoas doentes;
  • Não deixe a criança coçar as lesões a fim de evitar infecções por bactérias. Não é tarefa fácil porque a coceira é intensa, mas talcos mentolados aliviam as coceiras.
  • Não arranque as crostas que se formam quando as feridas estiverem secando
  • Mantenha o paciente em repouso enquanto tiver febre;
  • Faça-o ingerir alimentos leves e muito líquido.

Fiquem atentos e qualquer sintoma procure orientação médica!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook