Existem muitas doenças sexualmente transmissíveis que deveriam ser mais faladas e mais divulgadas para que toda população tivesse conhecimento e soubesse como se prevenir. Muitos acabam conhecendo determinadas doenças após contrair a própria doença. O perigo está aí, quando não há o conhecimento e só o adquire quando já é tarde demais. É pensando nisso que nós temos o papel de informar e ajudar a todos que tenham dúvidas sobre diversos assuntos. O que será abordado no momento, é sobre a DST conhecida como Cancro Mole.
O que é?
O Cancro mole é uma doença sexualmente transmissível que é causada pelo Haemophilus ducreyi, bactéria mais encontrada em regiões tropicais. É uma doença que é caracterizada pelo aparecimento de lesões que aparecem no órgão genital causando bastante dor. Também é conhecida como cancróide, cancro venéreo, cancro de Ducrey; conhecido popularmente por cavalo. Possui um período de incubação de 3 a 5 dias, podendo se estender por semanas. É uma doença que afeta ambos os sexos, mas que é mais frequente no sexo masculino.
Quadro Clínico
Normalmente a doença manifesta lesões múltiplas na região genital, mas também pode se manifestar com uma lesão só. São lesões dolorosas possuindo uma borda irregular e coberto com exsudato necrótico, de cor amarelada e com odor forte. Uma vez removido, apresenta um tecido de granulação de fácil sangramento.
Tratamento
O tratamento é realizado pelo uso de alguns medicamentos como:
- Azitromicina
- Tianfenicol
- Doxiciclina
- Ciprofloxacina
- Sulfametoxazol
- Trimetoprim
O tratamento sistêmico deve ser sempre acompanhado por medidas de higiene local.
Prevenção
Muito melhor do que tratar essa doença é se prevenir e evitar que ela se instale. Como fazer isso? É simples. Basta sempre se proteger no ato sexual com o uso de preservativo. Lembre-se que não se deve só evitar a gravidez durante o ato sexual, deve-se preservar a saúde, deve-se usar camisinha.