Modificado em: 15 agosto 2011

Câncer Linfatico - O que é, Sintomas e Tratamentos

Saiba tudo sobre o Câncer Linfático e as diversas doenças que o linfoma pode ocasionar. E ainda saiba os sintomas e seu tratamento
cancerA definição científica de Linfoma trata-se diversas doenças neoplásicas do sistema linfóide que se originam da proliferação clonal de linfócitos B ou T em qualquer um de seus estágios de maturação. Por isso chamados de câncer no Linfoma, uma doença que já atingiu nada mais nada menos que a então Presidente do Brasil, Dilma Roussef e o ator Reinaldo Gianechine.

O Câncer no Linfoma pode ser dividido em dois tipos: os linfomas Hodgkin e os linfomas não-Hodgkin, sendo este ultimo o que atingiu as duas personalidades acima. A grande diferenças dos dois tipos é que os Linfomas Hodgkin são bastante caracterizados pela perda substancial das características de suas células de origem, ao contrário dos Linfomas não-Hodgkin que as mantêm em grande parte. O linfoma não-Hodgkin é uma categoria com mais de 20 tipos de tumores, é mais comum em homens e aumenta progressivamente com a idade.

Sintomas

Um dos principais sintomas do câncer linfático é o inchaço indolor no pescoço, sob um dos braços ou na virilha. O baço, os gânglios linfáticos ou tecidos de outras partes do corpo também podem inchar.

  • Febre
  • Arrepios
  • Perda de peso
  • Suores noturnos
  • Falta de energia
  • Coceira

Logicamente que outros sintomas podem surgirem, principalmente porque como há dois tipos de câncer os sintomas podem ser diferentes, mas basicamente os citados acima, costumam sempre acontecer nos dois casos.

Tratamento do Câncer Linfático

Há muitas, formas de tratamento disponível para o câncer linfático, exatamente porque existem tantos tipos diferentes desta doença. Portanto, o tratamento é feito de forma individualizada e vai depender do tipo e do estágio. Fatores como idade, saúde geral, e se fez alguma tratamento para linfoma anteriormente são analisados antes de se decidir o tratamento a ser feito.

Certamente, o paciente terá que ficar internado devido um período, principalmente no caso de quimioterapia. Mas assim como já foi dito, muitas formas de tratamento podem serem feitas.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook