Atualizado em: 15 junho 2011


Sintomas do Câncer de Próstata

Para todos os homens que precisam entender melhor sobre o Câncer na Próstata. Saiba quais são os sintomas e qual o tratamento para quem já constatou o câncer.

Os casos de pessoas com câncer vem aumentando cada dia mais e muitas pessoas precisam saber como agir e como tentar prevenir que o câncer chegue a um estágio avançado, no qual é bem mais difícil o tratamento e seu prognóstico também piora. Por isso a importância de ir ao médico e realizar consultas periódicas. Não devemos ir apenas quando sentimos algo, é preciso saber se tudo está em ordem sempre, pois há muitas doenças que se alojam sem sintomas nenhum e muitas vezes só é descoberta quando já está em um estágio avançado.

Canceres mais comuns

Nas mulheres um dos canceres mais comuns é o câncer de mama. Muitas mulheres acabam descobrindo através do auto exame ou da mamografia que tem que ser feita a cada visita ao ginecologista, embora o auto exame possa ser realizado sempre por cada uma na sua casa. Além do câncer de mama, as mulheres também podem ter câncer no útero e câncer no ovário, que muitas vezes só é detectado em um estágio já avançado e de difícil recuperação da mama afetada. Nos homens, um dos canceres que aparece sem causar muitos sintomas é o câncer de próstata. Vamos entender mais sobre o câncer de próstata, seus sintomas e tratamento.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é um tumor que surge na próstata, que é um órgão localizado perto da bexiga e as secreções da próstata são o maior componente do esperma. O câncer de próstata é mais comum em homens com idade acima de 50 anos e sua origem ainda é desconhecida, mas sabe-se que alguns fatores podem influenciar no desenvolvimento do câncer, como:

  • Fator genético. Se alguém na sua família já teve câncer de próstata, as chances aumentam.
  • Dietas ricas em gordura predispõem ao câncer
  • Fator hormonal

Sintomas

Os sintomas raramente aparecem e o câncer só passa a ser detectado em exames clínicos de rotina como o toque retal e a dosagem do antígeno prostático específico ou PSA. Em alguns casos, alguns portadores sentem dificuldade para urinar e uma sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga. Em casos raros, há o sangramento ao urinar. Mas no geral, o câncer provoca a perda de peso e anemia, que podem ser usados como sinais de que algo está errado.

Por isso, todo homem a partir de 45 anos deverá realizar o exame de toque retal e dosagem do PSA, com ou sem história familiar de câncer de próstata. É extremamente importante cuidar da saúde e visar que um câncer quando detectado no seu estágio inicial, possui grande probabilidade de cura.

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook