Atualizado em: 15 julho 2011

Como Cálcular Gordura Corporal

Cuidar da saúde é fundamental para que possamos viver bem e com qualidade. Veja nas linhas abaixo se você está no grupo de risco.
 

Cálculo de Gordura Corporal A taxa e o cálculo de gordura corporal é algo que interessa muito para aqueles ligados a estética do corpo, principalmente para as mulheres que possuem um excesso de cuidado com suas curvas e por isso sempre estão de olho, para deixá-las perfeitas.

A taxa de gordura corporal é o cálculo entre a gordura corporal sobre a massa total que a pessoa possui e isso dará um determinado resultado.

Resumidamente podemos dizer que a taxa de gordura corporal é, nada mais, nada menos do que a quantidade total de gordura que você possui em seu corpo.

Esse cálculo pode ser feito com a ajuda de um adipômetro ou então sem ele, porém com a ajuda deste objeto o cálculo será mais preciso.

Esta taxa irá variar entre homens e mulheres, já que o percentual ideal para cada um deles varia, pois a mulher possui mais tecido adiposo do que o homem, isto já naturalmente, então seria injusto se a média fosse igual para ambos os sexos.

Todos nós precisamos de uma quantidade de gordura em nosso corpo, porém existem limites mínimos e máximos para isso e em nenhum dos dois casos é aconselhável ultrapassar.

Abaixo você confere as quantidades ideais:

  • Índices para as mulheres:
    1. Mínimo: 12%
    2. Ideal: 22% a 25%
    3. Máximo: 32%
  •  Índices para os homens:
    1. Mínimo: 5%
    2. Ideal: 15% a 18%
    3. Máximo: 25%

Então, para calcular este índice de gordura corporal, o método que mais se utiliza é medindo as dobras do corpo da pessoa para que se chegue à taxa de gordura que ela possui.

Além disso, existem outros métodos como o cálculo de Impedância Bioelétrica, que é feita através de um dispositivo que pode determinar mais do que sua gordura corporal, pode determinar sua massa corpórea, massa muscular, entre outros.

Isto normalmente é feito por profissionais em academias ou então por médicos especializados nisso.

Além disso, existem calculadoras na internet que fazem um calculo básico da sua gordura corporal, onde você coloca o seu sexo, idade, peso e altura e eles calculam para você e então você confere o resultado se baseando em uma tabela que normalmente vem logo abaixo.

Aqui nós deixamos alguns links com calculadoras para você poder realizar o cálculo e descobrir a sua taxa de gordura corporal!

Calculadora 1

Calculadora 2

 Calculadora 3

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook