Atualizado em: 15 dezembro 2010


Calcanhar de Maracujá: O que é

Poucas pessoas conhecem ou já ouviram falar sobre Calcanhar de Maracujá. Isto é uma doença devastadora, que pode transformar em algo assustador. A doença afetou uma paciente America chamada Pâmela Mitchel, que segundo o site cultura mix, tudo começou com um pequeno ferimento em seu pé, o corte foi ficando muito feio e acabou por se transformar em uma grave infecção com complicações causadas pela diabetes, uma necrose de 5 centímetros de diâmetro que migrava em direção aos seus ossos.

Pâmela teve que tomar uma decisão rápida porque o antibiótico que os médicos prescreveram para sua infecção estava destruindo seus ossos. Ela estava se preparando para se submeter a um transplante de medula óssea quando um amigo lembrou-se que viu médicos europeus usando larvas para tratar de ferimentos como os de Mitchell. Sem nada a perder, ela resolveu tentar.
O site Culturamix ainda diz que ela encontrou um dermatologista que queria aplicar o procedimento, e logo ela tinha 600 larvas vivas dentro do ferimento do seu pé esquerdo, e 400 no do seu pé direito, onde ficaram presas por gaze por dois dias inteiros. Na hora de remover as larvas, o médico estava enojado. “Ele nunca tinha feito aquilo antes” relata Pamela. Ele também se impressionou ao ver que havia funcionado. Ao longo de dez tratamentos, ferimentos que passaram por meses de tratamentos caros começaram a ficar curados.

Hoje Pamela caminha normalmente e seus calcanhares estão saudáveis. Ela é agora membro do quadro da Fundação de Educação e Pesquisa de Bioterapia (Biotherapeutics Education and Research Foundation), uma organização sem fins lucrativos que promove o uso médico de larvas.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook