Atualizado em: 17 abril 2013

Cachorros Diabéticos: Cuidados e como tratar a doença

Hoje em dia existe 3 tipos de Diabetes canina. São a Diabetes Melitus, Diabetes Insípidus e Diabetes Gestacional Canina. Embora todos os três tipos de Diabetes caninas possam ocorrer, a Diabetes Mellitus é de longe a mais comum
Você Sabia?
Que a Diabetes mellitus atinge 1 em cada 400 gatos e uma proporção similar de cães. Porém, de acordo com estudos recentes [1] [2], sua prevalência em felinos vem aumentando. Os sintomas em cães e gatos são semelhantes aos apresentados por humanos.
obesidadepets1

Diabetes em cães são muito comuns em todas as raças

Existem três tipos diferentes de diabetes canina. São as chamadas Diabetes Melitus, Diabetes Insípidus e Diabetes Gestacional Canina. Apesar de todos os tipos de diabetes caninas poderem acontecer de forma mais comum, a chamada Diabetes Mellitus certamente é a mais comum.

O que é a diabetes Mellitus

A diabete Mellitus nada mais é que uma desordem que acontecem em cães onde seus corpos não costumam produzir insulina ou são insensíveis a isso. A insulina é um líquido produzido pelo pâncreas e deverá ajudar a regular a grande concentração de glicose no sangue. Os sintomas se tornam piores a medida que a doença costuma progredir.

publicidade:

Sintomas

Sede excessiva, e irá procurar tomar água e urinar excessivamente.

Apesar de seu apetite puder aumentar é bem provável que o cão perca muito peso, já que ele costuma desmembrar os músculos e também os depósitos de energia.

O cão poderá também ficar apático, sem ter interesse em fazer nada ou brincar.

Assim que a doença vai progredindo os sintomas devem ficar mais graves debilitando o animal, entre estes sintomas temos:
Um cão que se torna anoréxico.

Um cão desidratado

Cão que poderá enfrentar aumentos de infecções.Além de se tornar cego devido as cataratas que vão cobrindo os olhos.

Causas

Algumas raças de cães costumam ser mais suscetíveis as doenças. Doenças como por exemplo infeccionsas, virais, hiperadrenocorticismo, acromegalia e pancreatite, todas estas condições poderão provocar diabetes caninas.

Medicamentos considerados prescritos bem como os esteroides e hormônios para reprodução também poderão ser as causas de diabetes nos cães.

Tratamento

Injeções frequentes de insulina que poderão ser dadas duas vezes ao dia, o veterinário deverá determinar a dosagem ideal e ajustar baseada na experimentação.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook