Atualizado em: 21 julho 2011


Bruxismo: Tratamentos e Sintomas

Tudo sobre esse problema que afeta grande parte da população, o bruxismo. Saiba qual a sua causa, os sintomas e qual o tratamento desse distúrbio.
Alguns problemas comuns não parecem causar grandes problemas futuramente, mas é aí que muita gente se engana. Alguns pequenos distúrbios passam despercebidos entre as pessoas, que só param para buscar tratamento quando o problema já se encontra em um estágio avançado. Um dos problemas que não recebe a atenção e o cuidado que deveria é o bruxismo. Muitas pessoas desconhecem e muitos possuem bruxismo, mas não sabem. Saiba mais sobre esse problema que afeta muitas pessoas.

O que é?

É um problema que afeta a muitas pessoas, principalmente crianças. É também conhecido como “ranger de dentes”. Não é propriamente uma doença, mas é como se fosse uma manifestação de que algo não está normal, de que algo não está bem, o que caracteriza o bruxismo como um sintoma.

É nada mais que um hábito noturno, caracterizado pelo apertar ou ranger os dentes, em que as forças sobre a musculatura mastigatória são excessivas, produzindo dores de cabeça, desgaste do esmalte, problemas gengivais, mobilidade dental ou problemas de disfunção, na articulação temporomandibular, entre outros sintomas. Tem esse nome porque acreditava-se que esse problema era atribuído a enfeitiçamento por bruxaria.

Porque ocorre?

São várias as causas que levam pessoas a ir ao médico buscando uma solução para o bruxismo. Dentre elas a maioria é porque o organismo está tentando desgastar os dentes, buscando uma nova posição de equilíbrio dentário. Essa causa é muito associada ao estresse que é vivido no dia a dia.

A ligação do bruxismo com o estresse, é que temos a tendência de descarregar em nossos dentes todas as nossas preocupações e emoções vividas. Observe por exemplo, em uma situação de estresses, de ansiedade ou de medo, o modo como apertamos nossos dentes. O fato de o hábito ser mais noturno do que diurno, é porque ao dormir, muitas vezes sonhamos com acontecimentos negativos que acabam refletindo nos nossos dentes.

Sintomas e Tratamento

Os sintomas apresentados por alguém que tem bruxismo são:

  • Sensibilidade nos dentes
  • Problemas gengivais, como sangramento e retração da gengiva
  • Problemas na ATM (Articulação Temporo-Mandibular)
  • Perda do tecido ósseo de sustentação
  • Perda de mobilidade dental
  • Perda de dentes (em casos mais extremos)

Tratamento

Existem placas que funcionam como fatores de proteção dos dentes, evitando o desgaste excessivo e a mobilidade dental. As placas normalmente levam os dentes para a posição de conforto, evitando o aparecimento do bruxismo e reduzindo assim os sintomas que são associados ao problema.

Outro tipo de tratamento é através da fisioterapia, com o uso de aparelhos como laser e do infravermelho para a diminuição da dor muscular. O TENS também é outro aparelho fisioterápico que visa o relaxamento muscular, diminuindo consequentemente a dor.

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook