Atualizado em: 30 junho 2011

Brotoejas em Bebê: Sintomas e Tratamento

Conheça os cuidados que você deve ter com o seu bebê para evitar problemas como brotoejas, que são extremamente comuns. Confira as medidas de prevenção e tratamento.

A decisão de ter um filho, gerar uma nova vida é muito séria e deve ser pensada e planejada com muita cautela e atenção. Ter um filho requer atenção redobrada e especial, afinal, é uma vida que está em nossas mãos. Cuidar de um bebê não significa apenas dar de comer e dar banho, um bebê é um ser frágil, que necessita de cuidados intensos e praticamente o dia todo. Por ter uma saúde frágil e em constante desenvolvimento, existem diversas coisas que podem acontecer com a saúde do bebê, principalmente o aparecimento de brotoejas, que acaba deixando qualquer mãe de primeira viagem muito assustada e preocupada. Para você que é mãe e não sabe o que são essas brotoejas, confira aqui e entenda melhor sobre o que acontece com a pele do seu bebê.

publicidade:

O que é?

Brotoejas são bolinhas avermelhadas que surgem na pele do bebê devido a um “sufocamento” das glândulas sudoríparas, que são as glândulas responsáveis por produzir o suor. Isso é causado pelo uso excessivo de roupas e é o modo de mostrar o incomodo da pele com a quantidade grande de roupas para cobrir o corpo do bebê.

Muitas mães querem ter um cuidado extremo com seus bebês e protegê-los do tempo, evitando que o bebê fique doente de algum modo devido ao tempo. Mas, muitas vezes o que acontece é o aparecimento dessas brotoejas. Mas, calma. Não é por isso que o seu filho tem que andar completamente desprotegido, pois o sol em excesso também pode causar o aparecimento dessas bolinhas vermelhas, assim como a febre.

Prevenindo

Existem alguns cuidados que devemos ter para prevenir o aparecimento de brotoejas. Procure manter o quarto do bebê sempre bem arejado, evite colocar roupas sintéticas, não deixe o bebê muito exposto ao sol, procure refrescar a criança quando estiver calor e procure também não colocar muitas roupas no inverno. Essas são algumas medidas que você poderá tomar para evitar o aparecimento de brotoejas.

Tratamento

O tratamento é basicamente seguir as medidas de prevenção, mas caso isso não ocorra, não tente passar talcos, pomadas ou outros produtos na pele do bebê, pois isso irá obstruir ainda mais os poros, evitando que a pele respire e podendo até agravar o quadro. Procure colocar um pouco de maisena na água do banho do bebê, como se você fizesse um mingau antes e jogasse na água na hora do banho. Ao secar o bebê, também tenha cuidados e não esfregue a pele, seque delicadamente. Com o tempo as brotoejas irão desaparecer.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook