Atualizado em: 5 abril 2012

Bronzeamento Saudável não existe

É preciso tomar cuidado quando o assunto é se bronzear, o índice de pessoas com câncer de pele tem aumentado consideravelmente, entenda a pesquisa
Você Sabia?
Melanona é o nome que se dá ao tipo mais grave de câncer de pele. As manchas que aparecem na pele não têm formatos regulares, variam de cor e passam de 6 mm de diâmetro. Ele é mais comum nas mulheres com idade entre 30 e 79 anos.
Bronzeamento da pele

Bronzeamento da pele, nem o natural, muito menos o artificial o dois fazem mal para saúde (Foto: Divulgação)

Já é comum as pessoas irem à praia e não sair debaixo do sol pelo fato de quererem ficar bronzeadas. Mas saibam que essa prática pode ser prejudicial para sua saúde. Não só ficar debaixo do sol pode afetar a saúde de alguém, as câmaras que bronzeiam não ficam nem um pouco longe de fazer mal igual. Chegou-se a conclusão que não existe bronzeamento saudável.

Isso foi descoberto através de uma pesquisa realizada pelo dermatologista da Clínica Mayo, Jerry Brewer. Ele percebeu que o câncer de pele tem atingido alarmantemente as mulheres com idade entre 20 e 30 anos.

publicidade:

Os números chamam a atenção

Especialistas da Clínica Mayo concluíram que entre 1970 e 2009 o número de pessoas com câncer de pele aumentou em oito vezes no caso das mulheres e quadruplicou entre os homens. 256 pessoas foram analisadas para que assim pudessem chegar nesses números.

As pessoas que se submetem ao bronzeamento artificial têm 74% mais chances de contrair um câncer do que as que não utilizam essa técnica.

Com base em dados do Instituto Nacional do Câncer, 76 mil novo casos podem surgir esse ano e 9.100 morte podem acontecer nos Estados Unidos por causa da exposição excessiva ao sol ou por conta do bronzeamento artificial.

Os que correm mais risco

As pessoas que correm mais riscos de adquirir um câncer de pele são: as de cabelos e olhos claros e as que ficam muito tempo expostas ao sol.

Recomendações médicas

  • Proteja-se do sol e evite os raios ultravioletas;
  • Observe o aparecimento de manchas, pintas e bolhas na pele;
  • Evite se submeter com frequência às sessões de bronzeamento artificial.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook