Atualizado em: 1 abril 2011

Bronquite - Sintomas, Tratamento e Prevenção

Precauções e indicações mais usuais em casos de Bronquite.

Falta de arPodendo infectar seres humanos e causar faltas de ar, dores no peito, além de fortes tosses, a bronquite é uma inflamação dos brônquios causada geralmente por uma infecção viral ou mesmo bacteriana, além de compostos poluentes, mesmo os integrantes no fumo, o que explica o fato de muitos fumantes possuírem acessos de tosse frequentes.

Quais os sintomas?

Entre seus sintomas, além da famosa tosse seca, no início, e com maiores quantidades de expectoração, no decorrer da inflamação, encontra-se o congestionamento nasal e, portanto, dores no seios da face, cansaço incomum, calafrios, dores musculares e lombares, febres e faringite (inflamação na garganta), sintomas muito semelhantes aos de uma gripe, resfriado ou infecções bacterianas, visto que a bronquite é um anexo delas.

publicidade:

Como detectar?

Falta de ar [2]Realize testes laboratoriais de sangue ou urina em clínicas especializadas para certificar-se da causa da bronquite. Não tente se tratar sem auxílio médico. Em casos extremos, a bronquite pode estar associada a uma pneumonia, então procure o médico assim que notar a persistência dos sintomas.

Qual o tratamento?

A bronquite é tratada de acordo com sua causa, podendo ser simplesmente à base de aspirina e paracetamol – antiinflamatórios relativamente comuns – ou mesmo através de eritromicina – um antibiótico –, caso esteja associada à pneumonia, como mencionado. Não se esqueça de que saúde é um assunto muito sério, mesmo os compostos acima citados sendo comuns em farmácias, consulte seu médico primeiro para saber a sua dosagem ideal, principalmente se estiver cuidando de uma criança. Avalie suas opções com toda cautela possível e tome sua decisão avaliada em hipóteses realistas.

Quais as medidas preventivas?

Como prevenção, evite fumar, de forma ativa ou passiva, vacine-se contra a gripe e o pneumococo e visite o médico regularmente.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook