Atualizado em: 27 março 2013


Benefícios do uso do Açúcar Mascavo

Os benefícios de se consumir o açúcar mascavo se deve justamente pelo fato dele ser um açúcar ser mais saudável.
Você Sabia?
Que a Rapadura é um doce de origem açoriana com sabor e composição semelhantes ao açúcar mascavo, surgiu no século XVI como solução para transporte de açúcar em pequenas quantidades para uso individual
Índice-01

O açúcar branco é o resultado de um processamento químico que retira da garapa a sacarose branca e adiciona produtos químicos

O que é

O açúcar mascavo é o açúcar in natura, extraído da cana de açúcar e que não passa por processos de clareamento e refinamento, como o açúcar branco – mais popular e barato, que leva aditivos químicos que o torna mais maléfico à saúde. Por não passar por processos para se enquadrar em um padrão de comercialização o açúcar mascavo é escuro, sua cor varia de dourado à marrom, de acordo com a estação do ano e com a qualidade da cana utilizada em sua obtenção.

Além de manter a cor, a exceção da etapa de refinamento mantém também as vitaminas da cana, rica em magnésio, fósforo, potássio, ferro, zinco, cálcio, vitaminas B1, B2 e B3 além de outros componentes importantes para o organismo que existem em uma quantidade muito menor, quase ínfima, no açúcar branco.

O consumo

Como seu consumo não é popular, muitos erros são tidos na escolha desse açúcar: assim como alguns acreditam que ele não adoça, outros acreditam que essa variedade é de livre consumo para diabéticos. As duas opiniões estão erradas uma vez que seus níveis de sacarose se igualam ao do açúcar branco, o que acontece, na realidade, é que o sabor do açúcar mascavo demora mais para se incorporar ao alimento ou bebida.

Os diabéticos podem consumir o alimento, desde que se faça a contagem de suas calorias e carboidratos, assim como no açúcar comum, pois ele também pode aumentar a glicemia.

As necessidades minerais que o açúcar branco deixa pode ser suprido com outros alimentos se uma pessoa decidir não optar pelo açúcar mascavo, de forma que consultar um nutricionista é importante, pois o profissional consegue estabelecer de forma quantitativa o consumo correto para se manter saudável.

De forma geral, o açúcar mascavo não “traz benefícios a saúde” como se diz popularmente, mas sim, equilibra melhor a alimentação, pois fornece vitaminas e sais minerais importantes para o organismo. Seu consumo diário não interfere em valores de dieta, como muitas vezes é informado, pois sua quantidade calórica é similar a do açúcar branco e outros açúcares obtidos da cana.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook