Atualizado em: 23 fevereiro 2012

Estudo aponta que Bacon, Salsichas e Carne Vermelha podem causar câncer

Previna-se, pois alguns alimentos como as carnes vermelhas e processadas podem causar algum tipo de câncer. Atente-se para a lista e descubra os que podem ajudar na prevenção da doença
Você Sabia?
Na Grã-Bretanha, mostram que o consumo de carne vermelha pode aumentar significativamente o risco de câncer de mama em mulheres que já passaram da menopausa.

Carne Processada

Alimentos como salsicha, bacon e carne vermelha podem causa câncer (Foto: Divulgação)

publicidade:

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Karolinska, localizado na Suécia, alguns alimentos podem causar câncer. Estão entre eles: o bacon, a salsicha e as carnes vermelhas. Por isso, é preciso limitar o consumo desses comestíveis para na posteridade os problemas não aparecerem.

O estudo apontou que as pessoas que consomem cerca de 50 gramas de carne vermelha e processada, o risco de desenvolver um câncer no intestino aumenta 19% em adultos de meia-idade. Se esse número subir para 100 gramas, as chances de diagnosticar a doença sobem junto e chegam até 38%. As chances de desenvolver um câncer, no caso, de pâncreas ao consumir excessivamente carne processada é pequena, segundo os pesquisadores.

Estudo: entre 77 homens, um pode chegar a desenvolver um câncer dessa natureza e entre as mulheres, uma em cada 79. Porém os estudos alertam que por ser uma doença com baixo índice de sobrevida é importante ficar a par dos alimentos que podem causar câncer.

Existem alimentos que ajudam na prevenção do câncer

  • Feijão:Não importa o tipo. Todos são carregados de inibidores da protease que tornam difícil para as células cancerígenas de invadir tecidos adjacentes.
  • Tomate: Possui licopeno, que lhe confere a cor vermelha, além das cargas de vitamina C. De acordo com estudos, ele pode proteger o organismo do câncer de pulmão, útero, próstata e boca.
  • Azeite: Os polifenóis do azeite extra-virgem de oliva são responsáveis por programar a morte de células cancerígenas.
  • Espinafre:Outros estudos, que não esse, comprovaram que as pessoas que consomem maiores porções de espinafre, possuem taxas mais baixas de câncer de mama e pulmão.
  • Brócolis:O sulforonato inibe a proliferação das células tumorais, muito parecido com a reação de alguns medicamentos anticancerígenos, como o taxol e vincristina.
  • Alho:Os compostos de enxofre já demonstraram proteger contra o câncer, eles neutralizam os agentes cancerígenos e retardam o crescimento tumoral. Pesquisadores descobriram que as mulheres que consomem alho, pelo menos uma vez por semana têm 32% menos de chance de desenvolver um câncer.
  • Nozes:Os  fitoesteróis das nozes bloqueiam os receptores de estrógeno em células de câncer de mama e, possivelmente, desaceleram o crescimento dessas células.

Veja esses e  alguns outros alimentos que ajudam na prevenção do câncer

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook