Atualizado em: 13 novembro 2013

Autoexame Masculino: A Importância de Detectar Câncer Antecipadamente

O autoexame masculino é essencial para que sejam detectados cânceres de testículo e que logo que detectado o câncer possa devidamente tratado.
Você Sabia?
Que o câncer surge a partir de um erro que ocorre na multiplicação das células onde todas elas multiplicam constantemente.
bomcmqcufieuz6t769olxo84n

Câncer de testículo acomete especialmente homens de 15 a 35 anos

Assim como autoexame é importante para as mulheres em relação à prevenção do câncer de mama, o autoexame masculino é importante para os homens e a prevenção do câncer nos testículos. Infelizmente, porém, não se fazem campanhas de informação sobre o autoexame masculino nos programas de saúde.

O câncer de testículo pode passar despercebido por muitos médicos em suas fases mais brandas, chamando a atenção do homem e dos médicos quando o tumor já está grande e de difícil tratamento. Detectar um tumor em suas primeiras fases é muito importante porque as chances de cura são altas quando a doença é detectada precocemente.

publicidade:

Sobre o Autoexame

O autoexame é ainda mais importante para os homens porque, ao contrário da maioria das mulheres que têm o hábito de consultar um ginecologista anualmente, os homens têm resistência em se consultar com um urologista. Por isso, o autoexame é ainda mais importante, pois os homens não costumam fazer exame nenhum frequentemente.

Como fazer o Autoexame

O exame é feito usando os dedos indicador, polegar e médio das duas mãos. O ideal é fazê-lo depois do banho, principalmente se quente, e de frente para o espelho. Nessas condições os testículos estão relaxados e fica mais fácil sentir bem toda a área. Você deve prestar a atenção para a presença de nódulos ou qualquer endurecimento.

Importância de Detectar Câncer

Todo tipo de câncer quando detectado precocemente tem mais chances de ser curado, pois o tumor ainda é pequeno e não ocorreram metástases. A não ser em casos de tumores extremamente agressivos, um tumor em seus primeiros estágios ainda não causou muitos danos e pode ser isolado e retirado com uma cirurgia, a quimioterapia sendo utilizada apenas para acabar com qualquer vestígio de câncer.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook