Atualizado em: 21 novembro 2012

Aumento de peso na menopausa é normal?

Sem duvida um dos períodos mais delicados da vida de uma mulher é a menopausa, onde é comum a queixa de que neste período haja um aumento de peso.
Você Sabia?
Que a Menopausa natural, ou fisiológica, é aquela em que ocorre como uma parte natural do processo de envelhecimento normal da mulher. A menopausa pode, entretanto, derivar de procedimentos cirúrgicos, tais como a histerectomia, quando esta envolve a remoção dos ovários.

Muitas mulheres ganham peso quando chega a menopausa

A menopausa oferece como pior características para as mulheres o fim do funcionamento dos seus ovários, provocando uma queda considerável de secreções hormonais que são nomeadas de estrógenos e a progesterona, os chamados hormônios femininos. Para se amenizar esta deficiência hormonal diversas mulheres pelo menos no início de sua menopausa realizam tratamentos de reposição de hormônios.

A insuficiência do estrogênio no organismo feminino pode provocar este aumento de peso, e quanto maior o aumento de peso antes da menopausa maior é o risco de se engordar muito após os 50 anos. Por este motivo alguns cuidados são interessantes de se seguir, como um cuidado com a alimentação e exercícios físicos muito antes do início da menopausa.

publicidade:

Tratamento

Os tratamentos tem como objetivo suprir a quantidade suficiente de cálcio prevenindo assim a osteoporose, em dietas enriquecidas em leite e seus derivados, caso necessário o médico também poderá recomendar suplementos vitamínicos ricos em cálcio.Todas estas vitaminas necessárias para não engordar após a menopausa são encontradas no fígado de boi, ostras, espinafre e feijão vermelho.

O médico deverá se atentar a este tipo de tratamento pois os suplementos vitamínicos podem provocar prisão de ventre, além de aumento de peso, outra atenção que deve se ter é quanto ao consumo de vitamina B9 o chamado ácido fólico , que deve ser consumido para evitar as oscilações de humor.

Informações

Os tratamentos hormonais para a menopausa possuem alguns riscos, e por este motivo é necessário se consultar um bom médico para ter um tratamento satisfatório, devendo o médico ser muito criterioso quando optar por receitar este tipo de tratamento. Cada mulher deverá ter um tratamento hormonal diferenciado pois precisa-se que exista um equilíbrio para que a mulher não tenha aumento de peso.

Vídeo sobre a Menopausa

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook