Atualizado em: 24 março 2011

Astigmatismo - O que é, Sintomas e Tratamento

Informações sobre a doença e formas de tratamento.

Globo OcularÉ comum, quando em uma conversa ou uma aula que trate a respeito de deficiências oculares, escutar o termo “astigmatismo” e sentir-se em dúvida na definição deste. Acompanhe este artigo do Sempre Tops para resolver suas dúvidas e não esqueça de consultar regularmente seu oftalmologista para que seus olhos estejam sempre bem cuidados.

Não esqueça também de manter seu estoque de remédios, caso faça uso regular e aprovado pelo seu médico deles, em casa ou na bolsa sempre renovado indo até a Drogaria Campeã Popular ou comprando por telefone com a Drogasil SP.

publicidade:

O que é?

O astigmatismo é uma deficiência ocular, na qual a córnea possui um formato mais ovalado, ao invés de ser arredondado e liso. Isto faz com que a luz se caracteriza pela formação da imagem em vários focos, em eixos diferenciados. Uma córnea normal é redonda e lisa, no caso de quem tem astigmatismo, ela é mais ovalada, isto faz com que a luz seja desviada em vários pontos da retina, enquanto o normal é se focar apenas em um. Sintomas

Quem possui astigmatismo, enxerga objetos em quaisquer distâncias de maneira distorcida, já que alguns dos raios de luz, como já explicado, conseguem ser focados no ponto correto da retina, enquanto outros não. A movimentação dos objetos pode tornar a sensação de embaçamento pior.

Tratamento

Caso você constate alguns sintomas semelhantes aos descritos neste artigo, procure seu médico oftalmologista o mais rápido possível, para que seu diagnóstico seja feito da melhor maneira e, dependendo do caso, a tempo de efetuar o tratamento de forma mais eficiente.

É possível tratar o astigmatismo de acordo com o grau apresentado. Caso você sofra de astigmatismo ligeiro, o uso de lentes de contato ou óculos com lente tórica ou cilíndrica, pode corrigir sua visão.

Se o astigmatismo for muito intenso, a cirurgia a laser ou a ceratotomia astigmática podem ser procurados para resolver seu problema.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook