Atualizado em: 2 março 2011

Ascaris lumbricoides: O que são, Tratamentos

 

publicidade:

Ascaris Lumbricoidis trata-se de um verme que causa a Ascaridíase, também conhecido como lombriga ou bicha, sendo mais encontrado no intestino. Praticamente 25% da população de todo mundo possui este parasita. O precário saneamento básico que existe em algumas regiões do mundo é o grande culpado para que haja a Ascaridíase.

Quem é infectado libera nas fezes os ovos do parasita. Assim, a larva pode se desenvolver em ambientes quentes e úmidos.

A Wikipédia explica que a infecção ocorre por meio da ingestão dos ovos infectantes em água ou alimentos, principalmente verduras. As larvas são liberadas no intestino delgado e alcançam a corrente sanguínea através da parede do intestino. Portante, depois de um processo por onde passam, elas se tornam adultas e em alguns casos podem ser expectoradas pela boca.

A lombriga pode chegar até 40 centimetros.

Sintomas: febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, bronquite, pneomonia, convuções e esgotamento físico e mental.

O tratamento é feito através do Exame Parasitológico de Fezes, pelo método do HPJ (Método de Sedimentação Espontânea). O diagnóstico também pode ser feito por testes imunológicos ou exames de imagem, como endoscopias, ultrassonografias e raio-x, sendo esses últimos acidentais.

Para prevenir, basta ingerir apenas água tratada, lavar bem as frutas, legumes e verduras e lavar sempre as mãos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook