Atualizado em: 27 junho 2011

Apendicite Supurada- O que é e quais as Complicações

Saiba pra que serve o apêndice e o que acontece uma vez que ele fica inflamado. Quais as possíveis complicações de um apêndice inflamado e o seu tratamento.

Muitas pessoas sofrem com problemas de saúde em diferentes épocas do ano e muitas vezes o problema vem subitamente, sem que possamos nos preparar para trata-lo. Um dos problemas mais súbitos e que causa grande dor, é a apendicite. Saiba como proceder, entenda o que é apêndice e saiba os cuidados que se deve ter para que ela não supure.

Apêndice

Primeiro de tudo, é importante entender o que é apêndice e qual a sua função. O apêndice é um prolongamento da região em que os dois intestinos são ligados, o intestino delgado e o intestino grosso. Segundo algumas pesquisas, o apêndice trata-se apenas de um resquício da evolução do corpo humano e acaba não tendo função nenhuma, mas pode trazer sérios problemas se houver uma inflamação.

Segundo a medicina, uma vez retirado o apêndice, nenhuma falta ele fará no corpo humano. Essa retirada é feita por meio de cirurgia e esta é necessária quando há a inflamação do apêndice, a chamada apendicite.

Sintomas da apendicite

Como saber se o que você está sentindo é apendicite? A apendicite apresenta sinais e sintomas específicos, mas muitas vezes pode ser confundida com outra enfermidade. Fique atento e confira os sintomas mais frequentes, que são: dor no centro do abdômen que acaba migrando para o lado direito um pouco mais abaixo do abdômen. A perda de apetite e a febre também são bem características na apendicite. Outros sintomas como diarreia, náuseas e vômitos podem acontecer, embora sejam menos frequentes. É preciso que o médico esteja atento aos aspectos clínicos, pois outras enfermidades também possuem praticamente os mesmos sintomas e pode ser que haja confusão de diagnóstico.

Tratamento

O tratamento da apendicite se dá somente através da cirurgia, realizando a retirada desse apêndice inflamado. Além da cirurgia, o tratamento também é ministrado através da ingestão de antibióticos, visando controlar uma possível infecção que possa ser causada por esse procedimento. Além dos antibióticos, também tem os anti-inflamatórios que visam controlar e reduzir a inflamação já existente. A recuperação da cirurgia é tranquila. Os casos de complicações decorrentes de apendicite é quando o apêndice supura.

Apêndice Supurado

Isso acontece quando o apêndice não é retirado a tempo e acaba se rompendo. Quando o apêndice se rompe ou quando ele supura, ele acaba derramando fluidos inflamatórios com bactérias na cavidade do abdômen. Se isso acontecer antes da cirurgia, a chance de complicações aumentam bastante. Além disso, a demora na retirada do apêndice pode provocar a peritonite e a formação de abscessos no abdômen, podendo levar a insuficiência de múltiplos órgãos.

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook