Atualizado em: 30 junho 2009

Anorexia – sintomas

anorexia - sintomas
A anorexia é um distúrbio alimentar caracterizado pela distorção visual que o doente desenvolve ao se contemplar no espelho, vendo-se mais gordo do que realmente é. Esse transtorno motiva a pessoa parar de comer e com isso ela passa a perder peso gradativamente, até assumir uma aparência totalmente esquelética.

Comum principalmente nas adolescentes, a anorexia é resultado de um psicológico abalado, traumatizado pela possibilidade de não se enquadrar em um padrão de beleza estipulado pela sociedade (ditadura da magreza). Entre os principais sintomas dessa doença, aparecem: dificuldades para aceitar o peso, visão distorcida do corpo, alteração no ciclo menstrual, depressão, dietas malucas e uso de laxantes.

publicidade:

Paralelamente a anorexia, pode-se desenvolver também a bulimia, que também é um distúrbio alimentar, mas caracterizado pela provocação de vômitos. Esse tipo de atitude, é capaz de causar inflamações no esôfago e baixa resistência do corpo.

A anorexia, quando não tratada a tempo, atua de forma agressiva e danifica o funcionamento do organismo devido a carência de nutrientes. O doente pode sofrer de um sério quadro de desnutrição e chegar ao óbito em decorrência disso.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook