Atualizado em: 9 novembro 2012

Anemia na Gestação: Riscos e Cuidados importantes

Para você que não sabe a anemia na gravidez é uma condição normal especialmente entre o segundo e terceiro trimestres de gestação devido ao aumento do volume de líquido
Você Sabia?
Que a Anemia por deficiência de ferro ou anemia ferropriva é um problema que acomete 41,8% das gestantes a nível mundial.

A anemia em gestantes é umacondição frequente e perigosa

A anemia hoje infelizmente está presente em 18% das mulheres gravidas, em casos mais severos podem levar o falecimento das gestantes, em outros casos mais leves o problema não passa tanto risco.

A maioria dos casos de anemia durante a gestação estão associados a questões socioeconômicas, como a falta de nutrição adequada e a dificuldade no acesso aos serviços de assistência pré-natal.

publicidade:

Sintomas

Os sintomas são idênticos para quem não está gestante, a fraqueza sensação de falta de ar, fadigabilidade e irritabilidade são relatados por gestantes com anemia, porém deve ser feito o acompanhamento médico pois esses sintomas até mesmo em mulheres não gestantes podem apresentar, ou gestantes que não estão com anemia.

Por isso é importantíssimo o acompanhamento médico (pré-natal), as consultas mensais são próprias para prevenir o surgimentos de problemas durante a gestação. E para detectar o problema o médico avalia através de exames laboratoriais que avaliam os níveis de ferro e ácido fólico no organismo, exames no qual pode ser solicitado durante toda a gestação.

Cuidados e Tratamento

Para que na sua gestação não surgimento de anemia gestacional é aconselhável fazer a suplementação alimentar através de ferro ácido fólico, além de começar por uma alimentação balanceada e saudável que é indicada pelo médico obstetra.

Além disso as gestantes vegetarianas devem fazer suplementação de outras vitaminas como complexo, que estão presentes no alimentos de origem animal. Em casos mais raros é recomendado usar uma reposição intravenosa de ferro ou mesmo hemotransfusões para o tratamento

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook