Atualizado em: 29 junho 2011

Sintomas da Anemia Ferropriva

Todos os problemas que podem ser causados pela anemia. Conheça um dos tipos de anemia, seus sinais e sintomas e saiba como trata-la para que não evolua.

Muitas pessoas se sentem mal durante diversos dias e não sabe o porquê. Muitas vezes suspeitamos de algo mais grave e complexo, quando na verdade pode ser algo mais simples de se diagnosticar. É muito importante a realização de um exame de sangue de rotina para que possa se certificar sempre de que não há nada de errado com a nossa saúde. Grande parte de doenças relacionadas ao sangue são notórias após a realização do exame. Uma alteração bem comum de se visualizar é se o indivíduo está com anemia, que é causada principalmente pela falta de ferro no organismo.

publicidade:

Anemia Ferropriva

É um dos tipos de anemia, sendo a mais comum que é causada pela falta de ferro no organismo, como citado anteriormente. O ferro é componente muito importante, sendo responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos, pois faz parte da hemoglobina. Uma vez acusada esse tipo de anemia no exame, significa que tem pouco ferro no organismo e que é necessária uma ingestão maior de ferro através de alimentos, como beterraba por exemplo, ou ir atrás de algumas receitas alternativas.

Sinais e Sintomas

Existem sinais e sintomas característicos e que indicam facilmente uma anemia. São eles:

  • Palidez
  • Anorexia
  • Enxaqueca
  • Diminuição de libido
  • Fadiga

É preciso muito cuidado, pois a anemia é uma doença que vai se desenvolvendo lentamente, podendo passar despercebida e permanecendo muito tempo. Além desses sinais e sintomas apresentados, a anemia também prejudica o crescimento físico e mental de diversas crianças, tornando-as crianças menos produtivas e mais sonolentas. Isso compromete diretamente o rendimento escolar dessas crianças.

Tratamento

O tratamento da anemia ferropriva é fácil e é baseada apenas na alta ingestão de ferro através dos alimentos ou em casos mais severos, a introdução de ferro via seringa diretamente na corrente sanguínea. Outro medicamentos são utilizados para controle dos sinais e sintomas da própria anemia. É preciso consultar-se com especialistas para que possa haver uma reeducação alimentar e uma mudança nos hábitos diários do indivíduo com anemia, para evitar que essa doença progrida e evolua para um estágio pior, como a leucemia por exemplo.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook