Atualizado em: 5 agosto 2011

Andropausa: Sintomas e Tratamentos

O distúrbio hormonal é algo que não afeta somente as mulheres. Com a chegada da idade os homens também podem passar por essa fase, a chamada Andropausa.
publicidade:

Muitos não sabem, mas muitas coisas que afetam as mulheres também afetam os homens. Alguns distúrbios hormonais não são exclusivos só da mulherada, muitos homens passam por isso com o passar do tempo. A vantagem para as mulheres, é que como muitos acham que determinados distúrbios só as atinge, elas acabam se preparando antes da hora e tratando daquele desequilíbrio precocemente. Para quem ainda não sabe, os homens também passam pela chamada Menopausa nas mulheres, o que no caso é chamado de Andropausa para os homens.

O que é?

A andropausa é quando há a diminuição de testosterona em homens com mais de 50 anos. A partir dos 40 anos de idade, a testosterona começa a diminuir nos homens cerca de 1% ao ano e quando essa taxa cai muito, muitos homens podem apresentar algumas mudanças fisiológicas e psicológicas também. Essa etapa da vida se caracteriza pelo desinteresse sexual, por fadiga mental, insônia e até alguns sentimentos mais depressivos. Esses são alguns sinais do climatério masculino. Mesmo que aconteça também em mulheres, o climatério masculino é bem diferente da menopausa feminina, pois nos homens, os hormônios não sofrem uma queda brusca e os sintomas vão se instalando lentamente e progressivamente e não chega a atingir todos os homens necessariamente.

publicidade:

Sintomas da Andropausa

Assim como nas mulheres, a queda de hormônio também manifesta alguns sintomas nos homens, como:

  • Aumento da gordura corporal
  • Diminuição de massa muscular
  • Tendência a anemia
  • Propensão a osteoporose
  • Diminuição da libido
  • Problemas de ereção
  • Problemas de memória e de concentração
  • Apatia e depressão

Tratamento

O tratamento é baseado em reeducação dos hábitos alimentares, a realização de exercícios físicos regularmente e principalmente através da reposição hormonal, que assim como para as mulheres, também é eficaz e disponível para os homens.

publicidade:

 

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook