Atualizado em: 27 junho 2011


Tratamentos e Remédios para Amigdalite

Saiba mais sobre essa enfermidade tão comum, principalmente na época do frio. Saiba como a amigdalite ocorre e como fazer para trata-la e evitar possíveis pioras.

Com o inverno aí, a chance de adquirir algumas doenças aumenta. Isso acontece, porque com o tempo frio as pessoas tendem a ficar mais juntas em lugares fechados, estimulando o calor humano e evitando que o ar circule em determinados lugares. Ambientes assim, são perfeitos para a transmissão de doenças. Por isso é preciso cuidado e atenção redobrada. É preciso manter o organismo muito bem hidratado e muito bem cuidado, para que não fique com a imunidade baixa, podendo adquirir certas enfermidades como a Amigdalite por exemplo.

Amigdalite

Nada mais é do que uma inflamação que pode ser aguda ou crônica das amigdalas ou das tonsilas, como são chamadas hoje. A Amigdalite aparece decorrente de uma infecção por estreptococos, podendo também ser causada por uma infecção viral. O que mais caracteriza a amigdalite é a dor de garganta, que fica extremamente irritada, podendo ter até a presença de muito pus. Além disso, também apresenta sintomas como febre, resfriado, falta de apetite, dores de cabeça e fraqueza.

Quando uma pessoa está com amigdalite, as tonsilas se apresentam com edema e avermelhadas e muitas vezes com focos de pus que são visíveis em sua superfície. Existe a amigdalite aguda e a crônica. A aguda costuma desaparecer em 1 semana, já na crônica a inflamação persiste e muitas vezes só é solucionada através de intervenção cirúrgica, que realiza a retirada das tonsilas.

Causas

A inflamação na garganta é causada normalmente por algum vírus ou por alguma bactéria que podem ser adquiridos tanto através do ar como através dos alimentos, pois as tonsilas estão localizadas em um determinado lugar da faringe, onde a via aérea tem contado com a digestiva, podendo ser proveniente também dos alimentos ingeridos. Mas, na maioria dos casos, a amigdalite é provocada por uma propagação de microrganismos de tecidos vizinhos que estão infectados.

Tratamento

O tratamento é basicamente medicamentoso, através da ingestão de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e antitérmicos. Com um tratamento feito corretamente com o uso de antibióticos, a amigdalite sumirá em alguns dias. Caso isso não ocorra, talvez se trate de uma amigdalite crônica. Por via das dúvidas, sempre procure o médico para que sejam feitos exames de confiança e para que ele receite os medicamentos certos para o uso.

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook