Atualizado em: 8 março 2012

Alimentos Termogênicos - Alimentos que ajudam a manter a forma

Alimentos como canela, gengibre e pimenta são responsáveis por acelerar o metabolismo. Aprenda a manter a forma consumido esses alimentos, chamados de termogênicos. Confira mais alimentos que ajudam a manter a forma.
Você Sabia?
A canela é conhecida desde da antiguidade e foi tão valorizada que era considerada um item a ser presenteado a monarcas e outros dignitários. Além de acelerar o metabolismo, a canela reduz o açúcar no sangue.
Alimentos Termogênicos

Alimentos como canela, gengibre e pimenta são responsáveis por acelerar o metabolismo. (Foto: Divulgação)

Quando realizamos algumas atividades, nosso corpo consome energia, e isso pode ser usado de maneira benéfica para quem deseja emagrecer, principalmente quando se trata de alimentação com alimentos termogênicos, que são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

De acordo com especialistas, quanto mais difícil for a digestão de um alimento, maior será o seu poder termogênico. Essas substâncias termogênicas que estão contidas em alguns alimentos, possuem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Esse processo, é algo completamente regulado pelo sistema nervoso, e as interferências nesse processo podem ajudar no controle do emagrecimento e até mesmo da obesidade.

publicidade:

Mas as coisas não são tão simples assim. Quando o assunto é emagrecimento, nada é muito fácil. Além da alimentação com alimentos termogênicos, é preciso levar uma vida mais regrada em relação a alimentação, e iniciar a prática de exercícios físicos, para ajudar ainda mais no combate as gorduras.

Para se manter em forma, comece já o consumo dos alimentos termogênicos e queime mais as gorduras que te incomodam tanto. Confira abaixo uma lista com alimentos termogênicos, aqueles que ajudam você a manter sua forma.

Alimentos Termogênicos ajudando a manter a forma

Pimenta Vermelha

Pimenta vermelhaA pimenta vermelha é rica em capsaicina, uma substância que favorece o aumento da quebra de gorduras. A pimenta vermelha aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia. Ela pode ser acrescentada em saladas e em pratos quentes, como tempero.
 
 
 

Chá verde

Chá verdeO chá verde, assim como a pimenta vermelha, favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estímulo metabólico. O aconselhável é o consumo de cinco xícaras de chá por dia, durante um período de três meses. Para as pessoas que sofrem com insônia, o chá não deve ser ingerido na parte da tarde ou da noite, opte pela manhã.
 
 

Canela

CanelaA canela é um alimento que além de aumentar o metabolismo basal, possui também alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Experimente comer canela de maneira polvilhada por cima de frutas, isso irá ajudar no emagrecimento e ainda deixa a refeição deliciosa.
 
 
 

Gengibre

GengibreO gengibre pode aumentar o gasto calórico em até 10%, podendo ser consumido de diversas formas, cru, como tempero de carnes, aves e peixes, e ainda fica muito gostoso em molho de tomate, sopas de legumes e chá, ao misturar com outras ervas. A quantidade diária indicada é de duas fatias diárias.
 
 
 

Chá de Hibisco

Chá de hibiscoEsse chá, assim como outros, aumenta a temperatura do corpo durante a digestão e, isso consequentemente, aumenta o metabolismo. Para conseguir um efeito eficaz e positivo, é indicado tomar um litro por dia, sendo que para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook