Atualizado em: 25 junho 2013

Alimentos que podem substituir o leite

Os nutricionistas não aconselham, exceto em caso de rejeição do organismo, que se pare de consumir o leite, por ele fornecer o cálcio na quantidade certa que o organismo precisa.
Você Sabia?
Que o Leite Condensado surgiu como resultado das experiências do francês Nicolas Appert em 1820, na pesquisa para esterilização e conservação de alimentos.
fontes de calcio 1

Há várias alternativas para se ter uma alimentação saudável e equilibrada

O leite é a principal fonte de cálcio para o organismo, além de possuir as vitaminas A e C, sendo que o cálcio é importante para o crescimento e fortalecimento dos ossos e dentes.Mas para alcançar a necessidade diária de cálcio que o organismo precisa uma pessoa deve consumir 400 ml de leite por dia.

Entretanto algumas pessoas tem verdadeira aversão ao leite e essas pessoas devem ingerir os derivados do leite, como os queijos, requeijão, iogurte, entre outros. Mas esse alimentos devem ser consumidos nas três principais refeições para que a quantidade diária de cálcio alcançada seja a necessária pelo organismo.

publicidade:

Alimentos que podem substituir o leite

Já nos casos de intolerância à lactose, deve-se recorrer ao leite de aveia, de arroz ou de soja, sendo a maioria das marcas já adiciona cálcio na sua composição.

As pessoas que não consumem leite de vaca, devem também consumir outras fontes de cálcio como vegetais verdes escuros, gergelim, grão de bico e outros feijões, como o branco, sardinha e atum e quinua.

Mas quem for substituir o leite por outras alternativas deve fazê-lo com o acompanhamento de um médico e exames clínicos, pois a falta de cálcio pode acarretar a osteoporose (perda de massa óssea) nos idosos e a osteopenia (início da perda de massa óssea) nos adolescentes, jovens e adultos.

Mas não adianta tomar o leite misturado com café, porque o café impede que o cálcio entre nas células, pois a molécula do cálcio é quebrada quando reage com os componentes do café.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook