Atualizado em: 8 março 2013

Alimentos que devem ser evitados na menopausa

A linhaça contém ligninas, fitonutrientes capazes de equilibrar o estrogênio e reduzir o colesterol.
Você Sabia?
Que a Menopausa designa o período fisiológico que se caracteriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Inicia-se com idade variável, mas normalmente entre os 45 e 55 anos.
Alimentação-na-menopausa-dicas

A menopausa é caracterizada pela interrupção do ciclo menstrual devido à diminuição gradual da função ovariana.

A menopausa é um processo biológico caracterizado pelo fim do período fértil da mulher, ocorrendo normalmente entre os 40 e 60 anos de idade, sendo que a idade em que vai ocorrer a menopausa que depende sobretudo de fatores genéticos e também do estilo de vida que a mulher leva.

É um período na vida da mulher em que ocorre uma diminuição dos níveis de estrogênio, o que por sua vez afeta a composição corporal e a estrutura da pele, ocorrendo uma perda de elasticidade e diminuição da massa muscular. Em compensação a medida que os níveis de estrogênio diminuem, aumenta o colesterol e os triglicéridos.

publicidade:

Dica

A ingestão de cálcio e vitamina D é fundamental, para evitar a osteoporose , então deve-se  consumir alimentos como a soja, leite desnatado e seus derivados.

Já o magnésio, que também ajuda a complementar a dieta, pode ser encontrado nos cereais de trigo integral, castanhas, carnes, leite, vegetais verdes e legumes.

Deve ser dado atenção a alimentos como: soja, tofu, missô e sementes de linhaça que são fontes excelentes de fitoesteróis, que conferem equilíbrio hormonal.

Deve-se consumir  diariamente 1 colher de sopa de linhaça moída, pois ela  contém ligninas, fitonutrientes capazes de equilibrar o estrogênio e reduzir o colesterol.

Alimentos que devem ser evitados

Bebidas como café, chá, refrigerantes a base de cola e outros refrigerantes devem ser evitadas ao máximo, assim como bebidas alcoólicas.

Evite também alimentos ricos em sódio.

A prática regular de exercício físico ajuda a manter o peso ideal, além de reduzir a pressão arterial e prevenir o aparecimento da osteoporose e de doenças cardiovasculares.

A glicemia, os níveis de colesterol, triglicéridos e pressão arterial, devem ser controlados regularmente.Algumas técnicas de relaxamento e meditação ajudam a ultrapassar melhor os sintomas característicos da menopausa.

A mulher não deve fumar.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook