Atualizado em: 24 março 2011


Alimentos que ajudam o Intestino funcionar bem

Atualmente vivemos uma rotina estressante. Elementos como trabalho, faculdade, cursos, trânsito, contas e problemas diversos fazem com que cada vez mais a nossa qualidade de vida diminua. É comum vermos pessoas que acabam ficando doentes pela rotina diária. Tanta correria, estresse e afins, faz com que cuidemos cada vez menos da nossa saúde.

Fatores como má alimentação, fadiga extrema, noites mal dormidas e outras, fazem com que nossa saúde fique cada vez pior. E ficar doente é questão de tempo. Diante dessa realidade, você leitor, deve sempre procurar um médico especialista em qualquer sinal ou mal estar que seu corpo dê.

Diante de tantos problemas, um dos principais avisos que alguma coisa anda ruim com nosso corpo é no sistema digestivo. É importante lembrar para os desavisados que pequenos probleminhas no sistema digestivo, como a prisão de ventre, podem causar doenças gravíssimas como  câncer de intino, doença diverticular do intestino, hemorróidas, fístula anal e outras.

Além disso, ninguem gosta de passar seus dias com mal-estar, desconforto e sentindo dor.

Mas para resolver problemas relacionados a flora intestinal, nem sempre é necessária a utilização de remédios. Você pode melhorar esses problemas apenas mudando a sua alimentação, sabia?

Dentre os alimentos que ajudam a flora intestinal, podemos citar mamão, manga, tangerina, ameixa preta, laranja (com bagaço) , banana-nanica, pêssego é abacaxi. Já entre os cereais, os melhores são aveia, farelo de trigo, farelo de aveia, linhaça, alface, acelga, brócolis, chicória, rucula e outros. Todos esses alimentos são laxantes naturais e com toda certeza te ajudarão a melhorar o seu sistema digestivo.

Dicas Para Reajustar o Sistema Digestivo

Segundo Alex Botsaris, médico especializado em Medicina Complementar, em seu livro “Medicina Complementar, lista algumas dicas para que as pessoas possam reorganizar e evitar o problemas no sistema digestivo. Confira abaixo.
  • Beba bastante água durante o dia. O intestino absorve a água que está nas fezes. Se bebemos pouca água a quantidade percentual que o intestino precisa absorver é maior e resseca as fezes. O ideal é beber 4 a 6 copos de água por dia.
  • Sempre que possível, procure evacuar sempre após uma determinada refeição. Hábitos diários, como o de sentar sempre a mesma hora e tentar evacuar, mesmo que não saia nada faz parte do arsenal de medidas simples que todos constipados devem fazer. O ideal é que essa hora seja após uma refeição, pois aproveita um reflexo que se chama gastrocólico. Esse reflexo estimula o intestino a funcionar sempre que o estômago está dilatado por comida.
  • É fundamental ter uma alimentação rica em fibras Alimentação é fundamental para controlar o ritmo do intestino. O primeiro mandamento da dieta para ter um intestino saudável, é que ela seja rica em fibras, resíduos e frutas.
  • Frutas, verduras e legumes que ajudam o intestino a trabalhar melhor. Uma boa opção também é utilizar m pouco de azeite na salada, pois ajuda a lubrificar o intestino.

Essas são algumas dicas de como melhorar a sua saúde. Confiraabaixo outras sugestões para melhorar o seu sistema digestivo.

15 alimentos indispensáveis para uma dieta saudável

no site da folha.
Além de ajudar com seus problemas no sistema digestivo, uma alimentação mais balanceada vai te ajudar a controlar o peso. E não se esqueça, ao menor sinal de mal-estar procure logo o seu médico!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook