Atualizado em: 15 outubro 2013

Alimentos que causam Gazes – Flatulência

Alimentos que reduzem os odores nas fezes é a maçã que pode ser consumida de qualquer forma, pois é o melhor desinfetante intestinal
Você Sabia?
Que em 1970, surgiram hipóteses de que este mesmo gás, que salvou muitas vidas, estava mais prejudicando do que nos ajudando.
images (3)

Gases intestinais podem causar grande desconforto porque provocam distensão

A flatulência nada mais é do que uma liberação considerada voluntária ou não de gases intestinais que ficam contidos na região final do intestino.

Com isto estes gases intestinais poderão causar grandes desconfortos devido a sua distensão abdominal que é causada devido aos possíveis constrangimentos sociais. E com isto a maior parte dos alimentos que contam com carboidratos causam gases.

publicidade:

Alimentos que causam Gazes

A rafinose

Ela está presente em feijões e ainda outras leguminosas, é um chamado oligossacarídeo, ou seja, um tipo de carboidrato que não é bem digerido e favorece assim uma fermentação.

Os alimentos crucíferos

O brócolis, o repolho, a couve flor contém enxofre, este composto age com as bactérias do intestino gerando o barulho.

Carne vermelha

A digestão é muito demorada, e acontece de 48 a 72 horas levando a uma maior ação de bactérias do intestino grosso. Muitas proteínas porém são compostas de aminoácidos do enxofre.

Sobre o Processo

A grande parte dos gases é produzida no intestino por carboidratos que são quebrados na passagem no estômago. E como o intestino não produz suas determinadas enzimas necessárias para os digerir eles então são fermentados por possíveis bactérias que ali residem. Este processo é responsável por uma maior produção bem como uma maior liberação dos gases.

É bastante interessante se saber que apesar de existirem os alimentos considerados flatulentos, isto não acontece em todas as pessoas, o que ocorre é que muitas vezes existe um desequilíbrio entre os tipos determinados de bactérias benéficas e patogênicas.

Como Resolver o Problema

Procure ingerir os alimentos que contenham fruto oligossacarídeos, este tipo de composto está presente em alimentos como chicória, alho, cebola, alcachofra, aspargos, tomate banana e em outros vegetais, estes promovem um crescimento seletivo de bactérias evitando constipações leves.

Consumir lactobacilos com alguns iogurtes e ainda leites fermentados para colonizar o intestino de forma benéfica. Em alguns casos seria ideal se procurar a ajuda de nutricionistas que possam lhe orientar a utilização de cápsulas para esta proteção.

Vídeo sobre Alimentos e Gases

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook