Atualizado em: 24 maio 2013

Alimentação saudável para quem tem gastrite

Gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago, que é diagnosticada através do exame de endoscopia digestiva.
Você Sabia?
Que a gastrite geralmente, vem acompanhada de uma sensação de ardor e dores no estômago, muitos sofrem desta inflamação
gastrite 3

A gastrite é uma doença comum, da qual ouvimos falar com freqüência.

A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago, que é  diagnosticada através do exame de endoscopia digestiva alta. Os sintomas mais comuns apresentados por quem tem gastrite são dor e queimação no abdômen e se a doença se agravar, ocorre o sangramento digestivo.

Sendo que quando a pessoa consome  alguns alimentos ela pode piorar os sintomas da gastrite. Por isso o  ideal é evitá-los.

publicidade:

Alimentação Saudável para quem tem Gastrite

Consuma alimentos com propriedades calmantes e antiinflamatórias como couve, hortelã, gengibre, chás. Consumir vegetais e frutas cruas em abundância. Tome bastante água nos intervalos das refeições

Utilize ervas e temperos naturais: coentro, sálvia, salsa, tomilho, endro, manjericão, gengibre, erva-doce, cominho, hortelã, alho

Aumente o consumo de frutas e vegetais crus

Mantenha a calma durante a refeição, falando pouco durante a refeição, mastigando bem o alimento (pelo menos 25 vezes), evitando ingerir líquido durante a refeição

Não fique longos períodos de estômago vazio, o certo é comer alguma coisa a cada 3 ou 4 horas

Tome leite com moderação (mesmo desnatado),no máximo meio litro ao dia,  isso porque o leite é alcalino e nosso estômago é ácido. Quanto mais líquido alcalino é ingerido, mais ácido o estômago irá produzir. Isso  independe se o leite  é desnatado ou não.

Substitua a laranja por laranja lima, pois  a laranja lima não é ácida

Substitua o café pela versão descafeinada, pois o café, chá preto, chá mate e chocolate têm cafeína, que estimula a produção de ácido
pelo estômago. Já os produtos  descafeinados não tem cafeína.

Se quiser comer fritura, prepare na frigideira de teflon, sem óleo, ou grelhado, pois  o problema da fritura é o óleo utilizado.

Evite o consumo de alimentos prontos, como congelados, industrializados e em pacote.

Cuidado, o fumo para quem tem gastrite pode piorar ainda mais os sintomas, pois aumenta a produção de ácido no estômago. Isso é suficiente não só para causar irritação local, como para alterar os dentes e a mucosa oral, prejudicando a digestão que começa na boca com o mastigar dos alimentos.

Evite alimentos muito quentes, porque eles dilatam os vasos e pioram a inflamação da gastrite.

Evite goma de mascar, porque o estômago produz ácido gástrico devido à mastigação, esperando a entrada de alimento no estômago.

faça três refeições principais de menos volume e dois a três lanchinhos.

Vídeo sobre a Gastrite

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook