Alimentação para Gestantes

Alimentação adequada para Gestante.

Quando as mulheres estão grávidas, diversas mudanças acontecem com o corpo delas. Por mais que seja um processo natural da vida de todas as mulheres ou fêmeas de uma determinada espécie, as mudanças no organismo acabam sendo bem drástica e por isso muitas mulheres acabam se sentindo mal durante a gestação.

Por isso, é muito importante que as mulheres tomem diversas precauções durante seu estágio de gravidez, sendo que a principal delas é relacionada a sua alimentação. É muito importante que as gestantes tenham uma alimentação saudável e equilibrada, tanto para a saúde delas quanto para a saúde do bebe.

Mas que seria esta alimentação equilibrada? Existe alguma receita pronta para ser dada a todas as gestantes e que funciona? É claro que não. A receita sempre será adaptada para cada grávida. Afinal de contas, cada pessoa conta com reações diferentes a determinados alimentos.

Dicas de alimentação para Gestantes

1 – A alimentação deve ser monitorada a partir do primeiro mês de gravidez, para garantir sua saúde e disposição e contribuir para a boa formação do bebê.

2 – Alimentar-se adequadamente também reduz o desconforto digestivo e a ocorrência de náuseas e vômitos, evitando a perda de peso.

3 – Prefira alimentos leves, com menor quantidade de gorduras e frituras. As preparações assadas, cozidas ou grelhadas são as mais indicadas.

4 – Diminua o intervalo entre as refeições; alimente-se pelo menos a cada três horas (em horários regulares). Tenha sempre à mão uma barrinha de cerais ou uma fruta, ou ainda biscoitos cream cracker.

5 – Coma devagar, mastigando bem os alimentos.

6 – Consuma bastante líquido ao longo do dia, mas não durante as refeições.

7 – Aumente o consumo de leite e derivados; ingira no mínimo três xícaras de leite por dia. A indicação do consumo de cálcio é de 1200mg por dia. Para você ter uma idéia dessa medida, uma porção de 100g de queijo branco contém 685mg de cálcio; já 200ml de leite equivalem a 228mg, e 200ml de iogurte têm 240mg dessa substância.

8 – Reduza o consumo de sal (na preparação dos alimentos, em enlatados, salame, azeitona, queijo parmesão). Sal em exagero aumenta a retenção de líquidos no organismo, provocando inchaço e pressão alta.

9 – Consuma folhas cruas na forma de saladas temperadas com limão, que é fonte de vitamina C.

10 – Consuma, pelo menos uma vez ao dia, grãos de feijão, lentilha, grão de bico ou ervilhas (de preferência no almoço).

11 – Aumente a ingestão de fibras (cascas, bagaços, sementes de frutas e verduras cruas, frutas secas, cereais integrais).

12 – Não deite ou sente logo após as refeições.

13 – A pirâmide abaixo é indicada para todos os tipos de pessoas; durante a gestação, recomenda-se o aumento do consumo de cálcio

Informação

Neste período é super importante dar preferência aos alimentos orgânicos e integrais. Doces devem ser comidos sem exagero alimentos como feijão, arroz e milho deem ser acrescentados nas refeições do dia a dia. E não esqueça de beber bastante liquido, principalmente água e chás naturais.

Vídeo sobre a Alimentação para Gestante