Atualizado em: 13 março 2013

Alimentação para aumentar o metabolismo

Saiba quais alimentos e hábitos podem ajudar a acelerar o metabolismo, ajudando no processamento das calorias.
Você Sabia?
Que o termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reacções químicas que ocorrem nas células.
metabolismo-esperto-alimentos-termogenicos-podem-acelerar-a-queima-calorica-4-456

Alguns alimentos e bebidas podem ter propriedades de acelerar o metabolismo.

Existem milhares de alimentos que aumentam o metabolismo, como por exemplo: beber água gelada ou chá verde, comer alguns tipos de pimenta, ingerir gengibre e produtos que contenham ômega três que são uma ajuda e tanto para acelerar o seu metabolismo e que por sua vez, favorece na perca de peso

O Metabolismo

O metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substância químicas sofrem no interior do nosso corpo, produzindo energia suficiente para manter o metabolismo funcionando. É influenciado por inúmeros fatores como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura do ambiente, dieta e prática de exercícios. Confira alguns efeitos de alimentos termo gênicos.

publicidade:

Alimentos e os seus efeitos

Água gelada: beber oito copos de água gelada por dia queima até 200 calorias. Porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna.

Pimenta Vermelha: acelera o metabolismo em 20%, aumentando a circulação e a temperatura do corpo, melhorando a digestão. Com a prioridade de retirar gorduras das artérias.

Gengibre: também aumenta o metabolismo em 20% e pode ser usado cru, refogado ou em qualquer forma de chá, outra opção também é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou também qualquer outra fruta, você escolhe.

Ômega 3: aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima as calorias. Ele funciona como anti-inflamatório que previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes como óleo de prímula, óleos de peixes como salmão e sardinha e sementes de linhaça.

Chá Verde: Reduz a absorção de açúcar do sangue, inibindo a ação de amilase, que é a enzima responsável pela digestão de carboidratos. Também diminui a compulsão por carboidratos que acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando a queimar as gorduras.

Outras Dicas

  • Refeições entre cinco ou seis vezes ao dia
  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos
  • Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas
  • Dar preferência aos alimentos que são ricos em fibras como: grãos integrais, legumes, frutas e verduras, levando há mais tempo para serem digeridos e por isso, acelera o metabolismo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook