Atualizado em: 3 abril 2013

Alimentação indicada na Gravidez

Conheça bem qual é a alimentação ideal para as mulheres que estão em gestação e precisam evitar coisas que possam prejudicar o nascimento da criança. Veja qual alimentação é indicada!
Você Sabia?
Nos primeiros dias depois do parto, a mulher começa a perder peso rápido, com excreção intensa de líquidos retidos durante a gravidez. Depois, tende a desacelerar bastante. Para ela Voltar à antiga forma de modo gradual e com saúde, a alimentação adequada e exercícios são indispensáveis.

Alimentos Indicados na Gravidez 02

Durante a gestação, a qualidade de alimentos recebidos é mais importante do que a quantidade. A importância de uma qualidade de Alimentação indicada na gravidez, até mesmo para você saber como a maneira de se alimentar está ligada diretamente com a saúde do bebê, seu crescimento e desenvolvimento durante a gestação, além de afetar a saúde da futura mãe.

publicidade:

Orientações

Durante a gestação, a mãe é aconselhada pelo obstetra a uma consulta com o nutricionista, este avalia e sugere uma dieta rica em proteínas e vitaminas para o bom desenvolvimento do bebê na gestação.

O ideal é que a alimentação seja balanceada, com menor índice de frituras e gorduras, já que estes dois fatores aumentam os enjôos e vômitos dos primeiros meses, então optar pelos alimentos somente assados, grelhados e cozidos, pode auxiliar na diminuição do sofrimento de enjôos, esses enjôos podem causar perda de peso e desidratação para a mãe e falta de proteínas e vitaminas para o bebê.

O intervalo entre refeições deve ser menor, busque se alimentar com frutas que são leves e nutritivas, biscoitos leves e beba bastante água. O consumo de leite e derivados é muito importante, aumentam a quantidade de cálcio, por isso iogurtes e queijos são indicados na alimentação.

Frutas e Verduras vão auxiliar ainda mais na sua saúde e na no Bebê com diversos nutrientes e proteínas. (Reprodução)

Frutas e Verduras vão auxiliar ainda mais na sua saúde e na no Bebê com diversos nutrientes e proteínas. (Reprodução)

Se Alimentando Bem!

Enquanto gestante, busque a pirâmide alimentar para se basear nas indicações do nutricionista, nesta pirâmide são exibidos a importância dos cereais, como pão, arroz e massas na base alimentar com maior quantidade de fibras. O nível seguinte da pirâmide mostra a importância dos vegetais, ricos em vitaminas, juntamente com as frutas de níveis semelhantes, devem ser ingeridos em abundancia, seguido de derivados de leite e tipos de carnes.

A nutricionista questiona sobre os hábitos alimentares da gestante, para prescrever a dieta, normalmente é exigido que a quantidade de sódio ingerido diminua, este elemento pode causar hipertensão e eclampse no momento do parto, colocando mãe e filho em risco.

Os cuidados com uma gravidez são muitos, para manter a saúde da mãe e do bebê, a gestante deve seguir as indicações médicas, principalmente na ingestão de ácido fólico que vai suprir a quantidade de ferro no organismo da gestante. As mudanças hormonais serão de menor impacto com uma alimentação saudável e com os alimentos corretos, não haverá problemas de sobrepeso ao comer por dois.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook