Atualizado em: 20 março 2012

Alimentação ideal para quem está na menopausa

A alimentação balanceada pode ajudar em vários sentidos inclusive quem está na menopausa. Vejam quais alimentos são ótimos nesta fase.
Alimentação ideal para quem está na menopausa

Alimentação ideal para quem está na menopausa ( Foto: Divulgação)

A menopausa é a fase onde a menstruação é interrompida e o climatério a fase que antecede a menopausa. A menopausa pode chegar entre os 48 anos aos 60 anos e em alguns casos bem mais cedo. Esta fase pode causar grandes desconfortos para as mulheres já que os sintomas são bem desagradáveis e para isso é necessário recorrer a tratamentos que serão ministrados pelo ginecologista e mudar os hábitos de alimentação para e ter uma qualidade de vida.

O certo seria não esperar até que chegue esta fase para mudar os hábitos alimentares e praticar exercícios físicos, mas caso você esteja na menopausa e ainda não tenha mudado seus hábitos comece hoje mesmo com as dicas que daremos para vocês.

publicidade:

Alimentação ideal para quem está na menopausa

  • A mulher deve consumir aveia, pão, massas e cereais integrais, banana, abacate, verduras de folhas verdes, castanha do Pará, chocolate amargo, erva cidreira, frango, inhame, lentilha, manjericão, nozes, salmão, sardinha porque evitarão as oscilações de humor e depressão.
  • Arroz integral, brócolis, aveia, couve flor, tomate, pão de soja, repolho, sementes de girassol e gergelim porque ajudarão a aliviar as ondas de calor que as mulheres começam a ter nesta fase e ainda protegem contra doenças cardíacas.
  • Amêndoas, folhas de mostarda, peixes, soja, levedura de cerveja, leites e derivados de preferência desnatados ou semi desnatados, suco de laranja e tofu que ajudarão na manutenção do cálcio e previne a osteoporose.
  • Avelã, óleo de girassol, nozes e gema de ovo auxiliarão na boa lubrificação vaginal já que a menopausa causa falha nesta lubrificação tão importante para o prazer da mulher.

Estes são os alimentos necessários para que a mulher que está entrando na menopausa e ainda elas devem praticar exercícios físicos regulares porque os dois farão com que ela produza outros hormônios que substituirão o estrógeno, testosterona e o progesterona amenizando os sintomas e fazendo com que elas passem por esta fase da melhor maneira possível.

Alimentação ideal para quem está na menopausa

Alimentação ideal para quem está na menopausa ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook