Atualizado em: 14 setembro 2012

Alergia a cosméticos e maquiagens - Como tratar e prevenir

É muito importante ficar atento aos produtos que você utiliza em seu rosto, onde existem aqueles que causam alergias e deixam você com varias marcas na pele.
Você Sabia?
Que a Alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, ou seja uma hipersensibilidade imunológica a um estímulo externo específico. Os portadores de alergias são chamados de “atópicos” ou mais popularmente de “alérgicos”.

Cosméticos e maquiagens podem provocar reações alérgicas quando a pele apresenta intolerância a alguma substância do produto.

As alergias a cosméticos e maquiagem é mais comum do que imaginamos, ainda mais em maquiagens que são de fácil contaminação aumentando a possibilidade de desenvolver problemas como inchaço, vermelhidão, coceira e outros. Já nos casos de alergia de cosméticos pode ser causada por hipersensibilidade da pele a alguma substância contida no produto.

Como saber que é alergia

Para descobrir que é alergia mesmo o sintoma normalmente causado são: Inchaço, Vermelhidão, Formação de bolha, e coceira. Já em outros casos a pessoa pode desenvolver rinite, asma alérgica, conjuntivite e reações alérgicas graves.

publicidade:

Qual atitude tomar

Ao perceber que o produto usado causou alergia o primeiro passo é suspender o uso, procure fazer limpeza e compressas com soro fisiológico ou água boricada, isso ajuda a diminuir a vermelhidão, coceira e ardência.

Se for uma alergia leve as reações causadas podem desaparecer dentro de dois a três dias, mas em casos de reações mais fortes o ideal é que se procure um médico.

Como prevenir uma possível alergia

Primeiro passo é evitar utilizar produtos que contenham alérgeno que é responsável por alergia, todo cosméticos possuem em seu rótuoa descrição de suas subistâncias sendo mais fácil identificar os produtos.

Armazene sua maquiagem em local apropriado, londe de contaminação e procure substitui-la a cada 3 meses e o mais importante, nunca compartilhe sua maquiagem com ninguém.

Evite utilizar maquiagens todos os dias, as alergias também pode surgir devido o seu uso excessivo.

Se você é uma pessoa que já possui tendência de ter reações alérgicas procure sempre utilizar produtos hipoalérgicos.
Quais Tratamentos feitos nos casos de alergia?

Geralmente são tratados com anti-inflamatórios, anti-histamínicos, cordicóides e imunomoladores químicos ou biológicos.

Dica

Uma dica muito importante é Lavar sempre o rosto antes de dormir ou manter sua pele sempre limpa o maior tempo possivel, retirar a maquiagem ajuda a evitar irritamento além de prevenir envelhecimento da pele e outros problemas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook