Atualizado em: 31 julho 2011

AIDS

Tudo sobre uma das doenças responsáveis por diversas mortes desde a década de 80, a AIDS. Como ocorre, quais os sinais e sintomas e qual o tratamento adequado.

Algumas doenças são conhecidas mundialmente pela sua gravidade e pela proporção que já tomaram um dia. A AIDS, por exemplo, é uma doença que ainda não possui cura e que em determinado tempo da existência, era uma doença que matava muita gente e que hoje em dia já possui tratamento e que com os devidos cuidados, já não se vai a óbito por ela. Saiba mais sobre essa doença tão conhecida.

O que é?

A AIDS é uma doença que tem esse nome vindo do inglês Acquired Immunodeficiency Syndrome, que significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Isso significa que a AIDS é uma doença do sistema imunitário que é causada por um vírus do tipo retrovírus chamado HIV. A AIDS é uma doença muito conhecida e que vem se disseminando rapidamente desde o ano de 1981. É uma doença que debilita bastante o portador e que até os dias de hoje não foi descoberta a cura, embora haja muita luta da ciência para que haja melhoras e esperanças para a cura da AIDS.

publicidade:

Sinais e Sintomas

A AIDS é uma doença autoimune caracterizada por astenia, perda de peso acentuadas e por uma drástica diminuição no número de linfócitos T auxiliadores (CD4), justamente as células que ativam os outros linfócitos que formam o exército de defesa do corpo. O organismo da pessoa que possui o vírus HIV torna-se incapaz de produzir anticorpos em resposta aos antígenos mais comuns que nele penetram.

Com a imunidade debilitada pelo HIV, o organismo torna-se suscetível a diversos microorganismos ou a certos tipos raros de câncer (sarcoma de Kaposi, linfoma cerebral). A pneumonia provocada pelo Pneumocystis carinii é a infecção oportunista mais comum. A toxoplasmose, a criptococose e as afecções provocadas por citomegalovírus são outras infecções freqüentemente encontradas nos indivíduos imunodeprimidos. As principais causas da morte são infecções banais, contra as quais o organismo debilitado não consegue reagir.

Tratamento da AIDS

Existe tratamento muito eficaz para a AIDS, são os chamados coquetéis de medicamentos, visando controlar o vírus e todos seus sintomas, deixando o indivíduo menos suscetível a uma imunodepressão. Mesmo sem ter cura, é possível viver com o vírus e ter uma boa qualidade de vida hoje em dia juntamente com o uso correto de toda a medicação.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook