Atualizado em: 16 junho 2011

Como Curar Aftas

Afta é definitivamente uma das coisas mais chatas e dolorosas que aparecem sem aviso prévio e que nos incomoda bastante. Saiba mais sobre essas feridas dolorosas.

Quem nunca sofreu com dores na boca causadas por aftas e nunca soube de onde elas vieram e porque elas surgem em nossa boca. Muitas pessoas sofrem sempre com essas feridas que parecem latejar e que incomodam bastante. Saiba aqui como elas surgem e qual a melhor maneira de se cuidar de aftas.

publicidade:

O que são e de onde vem?

As aftas nada mais são do que feridas, pequenas ulcerações dolorosas que aparecem no interior da nossa boca, mais propriamente na mucosa bucal. Não se sabe ao certo ainda como as aftas surgem, mas é muito provável que o estado emocional da pessoa tenha grande influencia sobre o aparecimento delas. Uma vez que uma pessoa esteja tensa e muito nervosa, as aftas tendem a aparecer. Outro motivo também é após algum trauma bucal, alguma mordida na bochecha ou pela colocação de um aparelho dentário.

As aftas são manchas esbranquiçadas e arredondadas que costumam se formar no tecido mole da nossa boca, ou seja, no interior dos lábios ou da bochecha, no palato mole, na garganta e muitas vezes sob a língua. Aparecem repentinamente, mas não demoram para desaparecer, levando no máximo dez dias, sem deixar nenhuma cicatriz.

Sintomas

O principal sintoma da afta é a dor, que normalmente é agravada devido ao alimento que é ingerido ou quando movimenta a boca, tudo depende do lugar em que a afta estiver. Em casos mais graves, a afta pode gerar febre, inflamação de garganta e até uma sensação horrível de mal estar. Muitas pessoas costumam ter sempre aftas, tendo milhares de vezes ao ano.

Como curar?

Como não se sabe a causa exata do aparecimento de aftas é difícil encontrar uma cura. O que pode ser feito é buscar maneiras de se aliviar a dor e de fazer com que ela desapareça mais rápido. Podem ser feitos bochechos com líquidos bucais e até mesmo passar um produto anestésico com um algodão em cima da afta, para que você possa comer melhor sem sentir muita dor e desconforto. Alguns médicos ou dentistas prescrevem algumas pomadas e remédios. Para isso, é preciso que você consulte um profissional antes de passar qualquer produto na afta, sem o prévio conhecimento você pode acabar piorando e aumentando sua dor.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook