Atualizado em: 5 abril 2012

Acupuntura agora só pode ser aplicada por Médicos

Muito se escuta falar sobre a eficácia da acupuntura, por isso, as pessoas se submetem às sessões. Porém, mediante uma decisão tomada recentemente somente os médicos poderão utilizar a técnica em seus pacientes
Você Sabia?
A acupuntura é milenar e começou a ser praticada na época pré-histórica da China. Com o passar dos anos outros países orientais ajudaram a desenvolver essa técnica que é utilizada hoje por muitos profissionais da área da saúde.
Acupuntura

A partir de agora somente os médicos poderão aplicar acupuntura em seus pacientes (Foto: Divulgação)

Desde terça-feira, 27 de março o Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu que somente os médicos poderão aplicar a acupuntura nos pacientes. O Conselho Regional de Medicina pediu que esse isso fosse analisa, e foi. Sendo assim, essa ordem já entrou em vigor logo quando foi anunciada.

Existem os que não concordam com a decisão, mas para isso o Conselho Regional de Farmácia irá interpor o recurso. Vale ressaltar que enquanto esse pedido não for analisado a medida tomada recentemente deverá ser cumprida, no entanto os demais profissionais ficam proibidos de aplicar acupuntura.

publicidade:

O médico e ex-presidente do Colégio Brasileiro de Acupuntura, Dirceu Sales falo ao UOL Notícias e fez a seguinte declaração: “Vamos agora conversar para ver como será a aplicação desta decisão. Não queremos fazer caça às bruxas ou que consultórios de outras especialidades sejam da noite para o dia fechados”.

Quem está preocupado com a decisão

Muitos profissionais, que não médicos, aplicam a acupuntura em seus pacientes alegando vários motivos, principalmente, para a cura de doenças. No Brasil, os dados revelam que há mais de 500 pessoas que utilizam esse tipo de tratamento. Como será que elas sobreviveram, pois até segunda-feira a prática era declarada legal.

Paulo Varanda pertence ao Grupo de Trabalho de Práticas Integrativas e Complementares e julga a decisão como “puramente comercial. “Em outros países, várias categorias profissionais podem exercer a atividade. O que médicos querem é que nós paguemos pedágio. Eles querem controlar a atividade, dirigir clínica”, afirma.

Por outro lado médicos afirmam que é preciso saber exatamente o que se está fazendo, muitos dos profissionais não utilizam a técnica corretamente e precisa saber o tamanho correto da agulha que irá utilizar para não prejudicar o paciente.

Diante de toda essa discussão, será preciso aguardar para que possamos ver onde essa história vai parar e torcer para que os beneficiados sejam as pessoas que se submetem às sessões de acupuntura.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook