Atualizado em: 23 fevereiro 2012

Açúcar pode fazer tão mal quanto álcool, sabia?

O açúcar pode causar o mesmo mal que o álcool, mas não é visto como um vilão na alimentação, o que faz com que muitos consumam sem perceber os malefícios que causa a saúde.
Você Sabia?
O açúcar é um dos componentes essenciais para o corpo, usado como fonte de energia. Mas é preciso cuidado no seu consumo, visto que ele está presente na maioria dos produtos industrializados, como os refrigerantes.
açúcar

O açúcar pode causar o mesmo mal que o álcool, mas não é visto como um vilão na alimentação. (Foto: Divulgação)

Muita gente se preocupa com hábitos como fumar, beber, mas nem percebem que alguns prejuízos estão presente em outros hábitos, como os alimentares. Isso ocorre porque alguns alimentos possuem componentes que se ingeridos excessivamente podem causar graves transtornos à saúde. Isso pode ser comprovado em um artigo publicado pela revista científica “Nature”, que afirma que a ingestão de açúcar pode fazer tão mal quando a de álcool.

O artigo diz que a ingestão excessiva de frutose e sacarose está diretamente ligada ao surgimento de doenças crônicas que não são contagiosas, como a diabetes, a pressão alta, o câncer e alguns problemas cardíacos. Atualmente, o número de óbitos é maior em pessoas que possuem algumas dessas doenças, chegando a serem responsáveis pela morte de 35 milhões de pessoas por ano, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), sendo a maioria em países subdesenvolvidos, onde o refrigerante é mais barato que água potável.

publicidade:

Porque o açúcar é tão consumido?

O álcool, assim como o cigarro, são regulados pelos governos, sendo um jeito de proteger a saúde da população, mas isso não acontece em relação a alimentação. O ideal seria que houvesse o aumento de impostos sobre os produtos industrializados que são ricos em açúcar, alimentos como refrigerantes, sucos, achocolatados e cereais. Assim, a venda de alimentos que quando usados em excesso são nocivos à saúde, seria mais controlada, diminuindo consequentemente as mortes por doenças crônicas não contagiosas.

Atualmente, há no planeta mais indivíduos obesos do que indivíduos desnutridos, e a grande maioria vivem em processos envolvendo doenças crônicas. Um dos grandes problemas pelo alto consumo de açúcar é que muitos países ainda veem a gordura e o sal como os grandes vilões, tirando a atenção dos produtos com adição de açúcar.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook