Atualizado em: 30 março 2011

Acido Úrico - O que é, Sintomas e Tratamento

Detalhes sobre o composto e problemas mais comuns.

GotaAlgumas vezes somos limitados de conhecimento por conta do atribulado cotidiano. Conhecimento este muitas vezes necessário a própria manutenção corporal, assim como da própria seguridade física. Ou, ainda, é possível que nos esqueçamos de matérias já aprendidas por razão do tempo e da memória. Por estes motivos, o Sempre Tops está constantemente se atualizando para que você, leitor, possa se informar no conforto da sua casa e internet.

O Que É

O ácido úrico é um composto orgânico. Este é composto de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, sendo sua fórmula química C5H4N4O3, estando – na sua concentração considerada normal – entre 3,6 e 8,3 mg/dl no sangue humano.

publicidade:

Poderoso fertilizante, visto seu alto teor de nitrogênio, também é produto de eliminação de alguns animais, como répteis e aves. Segundo a Associação Médica Americana, o ácido úrico também é o produto principal do catabolismo de nucleosídeos purínicos, adenosina e guanosina em humanos.

Problemas a se Considerar

EstruturaÉ possível que ocorram distúrbios na produção no metabolismo da purina. Este fator pode originar as chamadas Hiperuricemia e Hipouricemia, sendo sua ocorrência consideravelmente rara e, portanto, diagnosticada somente – e apenas por – laboratórios especializados. Dentre os sintomas para identificação, encontram-se: cálculos renais em adolescentes ou crianças (as famosas pedras nos rins), pequenas estruturas sólidas nas fezes de bebês (que não fezes propriamente) e distúrbios neurológicos aparentemente sem explicação.

Hiperuricemia e Hipouricemia

Usualmente detectada pela triagem bioquímica, o acompanhamento da Hiperuricemia é empreendido de maneira a prevenir de toda maneira possível a doença renal, embora poucos pacientes desenvolvam gota.

Já na Hipouricemia, as concentrações plasmáticas de urato são inferiores a 2,0 mg/dL. Ainda segundo a Associação Médica Americana, o uso intensivo e descontrolado de dahiperuricemia com alopuridol ou medicamentos uricosúricos  e a quimiterapia  do  câncer  com  o  6-mercaptopurina  ou  azatioprina(inibidores da síntese de novo de purina) também podem causar Hipouricemia.

Por conta de especificidades na ocorrência e tratamento, o melhor a se fazer é dirigir-se a um médico. Embase-se em hipóteses realistas em detrimento de conhecimento popular/familiar sobre o assunto. Lembre-se de que a saúde é sua e você deve levá-la a sério.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook