Atualizado em: 11 dezembro 2013

Ácido úrico: Formas para controlar e evitar o excesso

O ácido úrico é uma doença que pode ser controlada, por isso trouxemos informações que poderá ajudar.
Você Sabia?
Para quem tem uma alimentação muito rica em proteína, terá maiores chances do aumento do ácido úrico no organismo, portanto nada de excesso de proteínas
Cuidar da alimentação pode manter o ácido úrico controlado ( Foto: Divulgação)

Cuidar da alimentação pode manter o ácido úrico controlado ( Foto: Divulgação)

Estamos sempre falando da importância em ter uma alimentação saudável e equilibrada já que podemos desenvolver muitas doenças em detrimento de uma má alimentação e hoje trouxemos informações a respeito do ácido úrico e as formas de controlar este mal que pode causar algumas doenças.

O ácido úrico é produzido normalmente pelo nosso organismo já que ele é resultado do metabolismo de um tipo de proteína chamada purina. O excesso de ácido úrico pode acarretar hipertensão, pedra nos rins e gota, e para evitar o excesso é necessário atenção com a alimentação e abaixo trouxemos uma lista do que deve ser evitado.

publicidade:

Alimentos que devem ser evitados

  • Coco, nozes, castanha, amêndoas ou amendoim
  • Presunto, banha, chocolate, pão de centeio, aspargos, alho poró, brócolis, cogumelo, espinafre
  • Todos os grãos e sementes
  • Embutidos, bacon e vitela, miúdos como rins, miolo, língua, moela, coração e fígado
  • Os peixes como camarão, bacalhau, mexilhão, anchova, truta, atum, arenque, lagosta, ostra, caranguejo, salmão, sardinha e também as ovas de peixe
  • Extrato de tomate e tomate, molhos prontos
  • Feijão, ervilha, lentinha, grão de bico, trigo
  • Ganso, peru, galinha, pombo, carne de porco, toucinho defumado, caldo de carne
  • Todos os tipos de bebidas alcoólicas

Caso seu ácido úrico esteja alto você deve evitar os alimentos acima ou consumir moderadamente, assim irá preservar seu organismo dos efeitos que este aumento pode causar.

Uso de Medicamentos para o Controle

Em muitos casos, a reeducação alimentar não tem mais efeito, nestes casos ao consultar um médico, provavelmente o controle dos índices de ácido úrico no sangue somente terá efeito com o uso de medicamentos. Vale lembrar que em muitos casos a medicação será de uso contínuo.

Como podemos concluir, o ácido úrico pode ser evitado e até mesmo controlado com uma alimentação mais saudável e sem excessos, já que pode ocasionar doenças muito ruins e que podem ser bem doloridas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook