Atualizado em: 28 fevereiro 2013

A importância do Arroz e Feijão

Arroz com feijão aumenta a concentração de flúor na saliva, o que diminui a desmineralização dos dentes e protege contra as cáries!
Você Sabia?
Que a tradição do Arroz começou a quase 10000 anos atras, quando agricultores asiáticos saíam em busca de alimentos nutritivos que pudessem dar sustento a população.
feijao-arroz11

O casamento arroz com feijão é uma química perfeita, pois o que falta em um, o outro supre.

O arroz com feijão oferece uma excelente combinação protéica, pois os grãos de arroz contém metionina e os de feijão possuem a lisina.

Que na verdade são aminoácidos, que quando unidos são muito mais eficientes na reparação de tecidos do organismo inteiro.

publicidade:

Importância destes Alimentos

O arroz com feijão também equilibra o índice glicêmico, pois enquanto o arroz, principalmente o polido,  pode disparar as taxas de açúcar e insulina na circulação, o feijão tem o efeito de parar esse efeito, o que mantém a glicose estabilizada.

O arroz com feijão é perfeito, para manter a glicemia em níveis adequados e diminuir o risco do diabete. Além do fato de  não mandar a taxa de  açúcar para as alturas de uma hora para outra, o que dá uma sensação de  saciedade.

Outro fator importante é que o arroz com feijão preparados em casa retém excelentes teores do flúor após o cozimento.

Um prato de arroz com feijão aumenta a concentração do flúor  na saliva, o que diminui a desmineralização dos dentes e protege contra as cáries.

Há ainda o fato de que o arroz combinado com o feijão dão uma saciedade devido as fibras, proteínas e carboidratos que possuem, o que tira a vontade de ficar beliscando entre as refeições, pois dão a sensação de saciedade.

O arroz integral é mais rico em fibras e vitaminas, por isso dá mais saciedade. O processo de parboilização faz com que parte dessas vitaminas presentes na casa se transfiram para o grão. Já o arroz branco não possui vitaminas ou fibras, é rico somente em amido.

O feijão apresenta os mesmos valores nutricionais que a lentilha e o grão de bico. Além de não apresentar diferenças nutricionais entre os diversos tipos de feijão a vendo no mercado.

Vídeo de Como Fazer Arroz e Feijão

[embeb]https://www.youtube.com/watch?v=WZngCCni0_4[/embed]

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook